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Procon multa Eletropaulo em 3,7 milhões

Linha fina
Atendimento precário durante falta de energia em hospital colocou vida de pacientes em risco
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São Paulo – O Procon-SP multou a AES Eletropaulo em R$ 3,764 milhões pela demora no restabelecimento da energia no Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, em Osasco, na Grande São Paulo. O local ficou sem fornecimento por mais de oito horas no dia 5 de janeiro.

A fundação de defesa dos consumidores informou, ainda, que a falha no atendimento foi comprovada pelas gravações dos telefonemas entre a concessionária e o hospital. Segundo o G1, o gerador chegou a ser usado, mas também não garantiu o abastecimento. Foram necessárias 12 ligações para que a Eletropaulo resolvesse o problema, apesar de divulgar considerar hospitais como clientes prioritários no restabelecimento de energia.

Nesse período, os médicos tiveram de improvisar, mantendo ventilação manual para manter um recém-nascido de 25 dias respirando. Ainda segundo o G1, uma funcionária que não quis se identificar disse que a frequência cardíaca da criança caiu e que ela correu o risco de morrer.

O centro cirúrgico também foi afetado: um procedimento só pode ser terminado graças às luzes de um celular, bem como a internação, onde mulheres em trabalho de parto foram retiradas do hospital às pressas. “Vou tentar levá-la para o Hospital das Clínicas. Ela está morrendo de dor. Ontem ela teve uma parada respiratória. Está sem fôlego e não podem medicar a menina porque não tem luz”, disse uma acompanhante.

Mil reclamações – O Procon revela que recebeu, desde 29 de dezembro, mais de mil reclamações devido à falta de energia elétrica na capital.

Na tempestade de segunda-feira 12, 800 mil residências ficaram às escuras, segundo balanço da própria Eletropaulo. No dia seguinte, mais cerca de 330 mil.

Marília Campos, moradora do bairro Chácara Japonesa, zona sul de São Paulo, enfrenta o problema há dois dias. “Eu não como, eu não durmo, eu não tomo banho. A falta de luz atrapalha as necessidades básicas”, declarou. Ela disse que aproveita a academia para tomar banho quente e estima prejuízo de R$ 800 em comida. “Joguei tudo fora, não tinha mais que o fazer.”

Reaja! – O consumidor que tiver problemas de falta de energia pode fazer uma reclamação ao Procon. A fundação abriu um espaço especialmente para esses casos (clique aqui).
Dependendo da situação, o cliente poderá solicitar o abatimento na sua conta pelo tempo em que não teve o serviço prestado. Em casos de aparelhos e eletrodomésticos danificados, o consumidor pode fazer, no prazo de 90 dias da ocorrência, o pedido de ressarcimento à AES Eletropaulo. Após vistoria e comprovação do problema, a concessionária terá de restituir o valor do produto, substituí-lo ou repará-lo.


Redação, com informações de Fernanda Cruz, da Agência Brasil, e do G1 - 14/1/2015

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