Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Artigo

Temer impossibilita retomada do crescimento sustentável

Linha fina
Em artigo, Marcio Pochmann traça um panorama histórico da economia brasileira e avalia que a política de austeridade fiscal mina qualquer possibilidade de reerguimento do país
Imagem Destaque
Foto: EBC

São Paulo – A política de austeridade fiscal conduzida pelo governo Temer impossibilita qualquer tentativa de retomada sustentável da economia brasileira. A análise é feita por Marcio Pochmann, professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em artigo publicado na Rede Brasil Atual, o pesquisador faz um panorama histórico dos ciclos de crise retomada desde o início do século XX, mostrando que a nossa história econômica é permeada por períodos de crescimento, interrompidos por intervalos de regressão. Mesmo assim, o governo federal opta por sufocar o setor público, estimulando o rentismo improdutivo, “na mesma medida em que a receita de anabolizante ao paciente faz crescer os músculos sob o risco de maior câncer ou o próprio infarto do usuário”, compara.

Leia o artigo na íntegra.

seja socio