Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Rio Grande do Sul

Rescisões de bancários do Itaú devem ser homologadas no sindicato

Linha fina
Decisão é da 1ª SDI do TRT-RS para admitidos antes da reforma trabalhista; o Itaú já recorreu da ao TST. Entenda a importância da homologação no Sindicato:
Imagem Destaque
Foto: Freepik

A 1ª Seção de Dissídios Individuais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) manteve a eficácia de uma decisão liminar que determina que as rescisões contratuais de bancários do Itaú admitidos antes de 11 de novembro de 2017 devem ter a homologação feitas no sindicato da categoria. A liminar foi prolatada pela juíza Gabriela Lenz de Lacerda, da 2ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, em uma ação civil pública ajuizada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, como conta a Contraf.

O caso chegou à 1ª SDI do TRT-RS por meio de um mandado de segurança impetrado pelo banco Itaú para afastar a decisão da magistrada, mas o pedido da instituição financeira foi negado pelos desembargadores.

Na ação civil pública ajuizada, o sindicato dos bancários informou que o banco Itaú, desde janeiro de 2018, vinha realizando a rescisão do contrato de trabalho dos seus empregados sem a assistência sindical. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região chegou a denunciar, na época, que tal prática prejudicava os trabalhadores. A reportagem você pode ler aqui.

O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região pediu, liminarmente, que o banco mantenha a realização das homologações na entidade representativa dos trabalhadores. Ao examinar o caso, a juíza Gabriela Lenz Lacerda mencionou que a nova redação do artigo 477 da CLT (alterado pela Lei 13.467/17, a reforma trabalhista) tornou facultativa a homologação da rescisão no sindicato, mas ponderou que esse dispositivo não pode ser aplicado a contratos de trabalho que já estavam em curso antes do dia 11 de novembro de 2017, quando a nova legislação entrou em vigor.

De acordo com a magistrada, a aplicação do novo dispositivo aos contratos de trabalho que tiveram início antes da reforma trabalhista seria contrária ao artigo 468 da CLT, que impede a alteração contratual lesiva ao trabalhador, e ao artigo 5º, inciso XXXVI da Constituição Federal, que prevê que a lei não prejudicará o direito adquirido. Além disso, a juíza entendeu que a demora do processo traria prejuízos aos trabalhadores que tiveram o contrato rompido sem a assistência do sindicato, o que justificaria a concessão antecipada do pedido. Com essa interpretação, a magistrada determinou liminarmente que o banco realize no sindicato da categoria a homologação das rescisões contratuais referentes a contratos de trabalho iniciados antes da reforma trabalhista, sob pena de multa no valor de R$ 5 mil por empregado.

Inconformado com a decisão do primeiro grau, o Itaú impetrou o mandado de segurança para cassar a liminar. No entanto, a relatora do acórdão, desembargadora Angela Rosi Almeida Chapper, manteve o entendimento da juíza Gabriela Lenz de Lacerda, e avaliou que a aplicação do novo dispositivo da CLT fere direitos adquiridos e traz risco de prejuízo aos trabalhadores contratados antes da entrada em vigor da reforma trabalhista. A magistrada ressaltou que “são evidentes os benefícios da assistência sindical por ocasião da extinção contratual, garantindo a autenticidade da vontade do trabalhador e a correção no pagamento das verbas rescisórias”. Os desembargadores da 1ª SDI do TRT-RS acompanharam o voto da relatora e negaram por unanimidade o pedido do mandado de segurança impetrado pelo Itaú - que já recorreu da decisão ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Histórico

Na ocasião da decisão do Itaú de não realizar mais as homologações no âmbito das entidades sindicais, o Sindicato dos Bancários de São Paulo divulgou uma série de matérias com alertas e orientações aos trabalhadores, que você pode conferir aqui:

> Fique atento: antes e depois da homologação, procure o Sindicato!

> Na homologação, Sindicato recupera mais de R$ 142 mil para bancários do Itaú

> Como a homologação feita no Sindicato pode ajudar você? 

> Rescisão de contrato de trabalho sem sindicato fragiliza empregado, apontam especialistas

> Reportagem mostra riscos da homologação fora dos sindicatos

> Homologação fora do Sindicato é roubada

 

 

 

seja socio