Tarciana Medeiros assumiu o comando do Banco do Brasil nesta segunda-feira 16. A executiva foi anunciada como nova presidenta do banco público pelo governo Lula no 30 dia de dezembro, e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira 16.
A cerimônia de posse foi realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília. Representaram o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região Ivone Silva e Neiva Ribeiro, respectivamente presidenta e secretária-geral da entidade.
“Após 214 anos de história, Tarciana Medeiros é a primeira mulher a assumir a presidência do banco. O papel do Banco do Brasil é fundamental para o país, financiando a nossa agricultura, o apoio às empresas, financiando o programa de agricultura familiar, a renovação da frota do transporte de cargas e tantas outras intervenções que fazem do banco um dos grandes financiadores do desenvolvimento nacional. Temos de retomar o protagonismo dos bancos públicos, com a valorização dos trabalhadores.”
Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região
“Naturalmente, este pode ser um marco muito importante na história do BB, com a primeira mulher presidenta da instituição. Além de indicar melhorias no avanço em relação à diversidade dentro do banco, notadamente as questões étnica e de gênero, e valorização das pessoas LGBTQIA+. Esperamos que haja melhoria nas relações trabalhistas de uma maneira mais digna para os funcionários e na construção de uma empresa que tenha um papel importante no desenvolvimento econômico com visão no social”, destaca Getúlio Maciel, dirigente do Sindicato e representante da Fetec-CUT/SP na CEBB.
Medeiros enfatizou em seu discurso que sua gestão será pautada pela diversidade. “Adotaremos medidas concretas para diversificar ainda mais os times e as lideranças. Enriquecendo o debate de ideias, a proposição de soluções e a tomada de decisões.”
Medeiros disse também que o Banco do do Brasil continuará a ser um banco rentável e sólido, criando valor para a sociedade. “Podemos, sim, conciliar nossa atuação comercial com uma atuação pública. Ajudaremos ainda mais os nossos clientes a se desenvolverem, criando relacionamentos de confiança e duradouros”, enfatizou.
Quem é Tarciana Medeiros
Tarciana Medeiros tem 44 anos e é natural da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Trabalhou aos dez anos como feirante em sua cidade natal, foi professora e iniciou sua carreira no Banco do Brasil há 23 anos, passando por diversos cargos.
Antes de ocupar a presidência do Banco do Brasil, atuou como gerente executiva na empresa pública, função em que era responsável pela execução das estratégias de relacionamento com os clientes.