Pular para o conteúdo principal

Itaú é obrigado a instalar portas de segurança no PR

Linha fina
Banco assinou termo em que se compromete junto ao MPT a instalar portas de segurança em todas as agências e postos de atendimento bancário do Paraná
Imagem Destaque

São Paulo – Instalação de portas giratórias em todas as agências e outras medidas de segurança para preservar a vida de bancários, vigilantes e clientes são reivindicações antigas e permanentes do movimento sindical. No Paraná, essa luta obteve avanços, após o Itaú assinar um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta junto à Procuradoria Regional do Trabalho, em Curitiba, comprometendo-se a instalar portas de segurança em todas as agências e Postos de Atendimento Bancário (PABs) do estado.

Com a atuação do MPT (Ministério Público do Trabalho), o Itaú terá de instalar portas de segurança em 40 agências e 25 PABs, dentro de um cronograma que teve início em janeiro de 2013 e vai até julho de 2014. O descumprimento do acordo assumido perante o MPT sujeitará o Itaú a pagar multa diária por infração ao cronograma apresentado no valor de R$ 10 mil. Foram excluídos deste cronograma os PABs instalados dentro de empresas que já possuem sistema de segurança próprio.

Bandeira - A instalação das portas de segurança é uma demanda histórica dos bancários de todo o país, em conjunto com outras medidas que visam preservar a vida de clientes e funcionários Um projeto piloto de segurança bancária foi conquistado na Campanha Nacional Unificada 2012 e deve ser aplicado a partir de algumas cidades no estado de Pernambuco.

Além das portas com detectores de metal, outras demandas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários e Coletivo Nacional de Segurança Bancária: câmeras internas e externas nas agências e biombos; guarda-volumes antes da porta de segurança; demarcação de local para estacionar o carro forte de maneira segura; proibição de movimentação de numerário sem a presença do vigilante; e redução das tarifas de transferência (DOC e TED) nos caixas para o mesmo valor cobrado via internet, além da diminuição do limite de TED, de 3 mil para 2 mil e, a partir de março, para R$ 1 mil.

Leia mais
> Itaú pisa na bola e agência sem porta de segurança é assaltada
> Projeto piloto de segurança conquista avanços


Redação, com informações do Sindicato dos Bancários de Londrina – 15/2/2013

seja socio