São Paulo – Agência do Santander localizada na Vila Santa Catarina foi palco de um assalto nesta quinta-feira 20. Mais de 10 homens armados invadiram o local antes das 9h da manhã e permaneceram na unidade por cerca de uma hora. Não houve vítimas. A quantia levada não foi revelada.
O Sindicato esteve no local e interditou a unidade. “Alguns funcionários ficaram muito abalados. Estamos cobrando do banco ajuda psicológica e a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)”, afirma a dirigente sindical Wanessa Queiroz, acrescentando que uma reunião com representantes do Santander será agendada na sexta-feira ou, no mais tardar, na segunda-feira para tratar do assunto.
A CAT é um documento que permite associar eventuais traumas futuros ocasionados por incidentes relacionados ao trabalho – como um assalto – para fins previdenciários.
Em caso de assalto, a instituição financeira tem obrigação de emitir a CAT. Se houver recusa, o bancário pode procurar o Sindicato.
O funcionário deve solicitar, ainda, o boletim de ocorrência (BO) ao banco, mesmo que não contenha seu nome. Além disso, tem o direito de se ausentar do trabalho após o incidente para passar por avaliação médica.
“É importante o trabalhador ter em mãos o BO da ocorrência e do relatório médico para garantir seus direitos”, explica Wanessa.
Redação – 20/1/2014
Linha fina
Sindicato interditou unidade e cobra do banco emissão da CAT e auxilio psicológico aos bancários
Imagem Destaque