São Paulo - Mais do que um alojamento, o Acampamento Intercontinental das Juventudes (AIJ), será um território de extensão para debates e discussões políticas dentro da 13ª edição do Fórum Social Mundial 2018 (FSM2018), que será realizado de 13 a 17 de março, em Salvador, Bahia.
Tanto o tema central do Fórum, Povos, Territórios e Movimentos em Resistência, quanto o slogan Resistir é criar, resistir é transformar indicam que o objetivo do encontro será criar um ambiente para discussão e elaboração de propostas alternativas para o modelo econômico social atual, além de um momento para união e fortalecimento dos movimentos sociais.
Nesse contexto, o AIJ surge para priorizar o protagonismo da juventude e mobilizar este segmento para as mudanças que precisam ser feitos para uma sociedade mais justa e inclusiva.
O Acampamento Intercontinental das Juventudes ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, de 11 a 18 de março. No local, a organização espera receber cerca de 5 mil jovens de todas as partes do mundo e contemplar sua ampla diversidade, integrando a juventude urbana, rural e/ou de comunidades tradicionais. No acampamento haverá também uma vila gastronômica da economia solidária, palcos livres para apresentações culturais e o “ritmos das juventudes”, apresentações com artistas que dialogam com temas sobre as perspectivas e problemáticas que envolvem os jovens.
Com programação diversificada, outros espaços, como a periferia de Salvador, além do acampamento, serão ocupados para a realização de intervenções político-culturais, atos organizados contra a retirada de direitos, retrocessos e o genocídio de jovens negros e negras, como parte das atividades propostas pelo AIJ, durante a realização do FSM2018, na capital baiana.
A estrutura física disponibilizará uma cozinha compartilhada, banheiros químicos e chuveiros para banho.
Em todo o Fórum são esperadas 50 mil pessoas, entre eles políticos, representantes de movimentos sociais, sindicalistas e personalidades do Brasil e do exterior. Já estão confirmadas as presenças do ex-presidente Lula e das ex-presidentas Dilma Rousseff (Brasil) e Cristina Kirchner (Argentina); e do ex-presidente uruguaio José Mujica, entre outros convidados.
As inscrições para o 13º Fórum Social Mundial já estão abertas e é possível participar das discussões e construção através dos Grupos de Trabalho (GT’s).
Saiba mais acessando o site do FSM2018.