Uma viagem musical pela história do Brasil desde o golpe militar em 1964 até a abertura democrática em 1985. Esta é a proposta do Curso Ditadura Militar em 33 Discos, que será realizado no dia 23 março, em mais uma edição da Feira Orgânica e Cultural promovida pelo Sindicato dos Bancários, no Espaço Cultural Lélia Abramo (Regional Paulista do Sindicato). A programação do evento ocorre das 10h ás 13h.
Nesta entrevista, o historiador e pesquisador da Cultura Popular Brasileira Bruno Sanches Baronetti dá uma palhinha de como o curso é composto. Ele aborda canções de teatro, onde a resistência se inicia, passando pelas eras dos festivais, músicas de protesto até as canções de exílio e anistia. Na vitrola, tocam vinis históricos que vão de Chico Buarque a Racionais MC´s, passando por Elis Regina, Mutantes e Tropicália numa verdadeira viagem musical.
Quais músicas marcam para você o período da Ditadura Militar no Brasil? Mande para a gente, comentando este vídeo. Inscreva-se no nosso canal no YouTube e receba as principais produções audiovisuais do Sindicato.
Carnaval
O curso conta também com um tópico especial, as músicas de Carnaval durante Ditadura Militar. Serão apreciados sambas-enredos que marcaram época, como Heróis da Liberdade de 1969, do Império Serrano. O especialista falará também sobre a expectativa em relação ao desfile da Mocidade, que trará para a avenida este ano a temática dos direitos humanos e uma homenagem à Marielle Franco.
> Capriche na fantasia e venha para o Bloco dos Bancários
Como participar?
O curso é aberto ao público. Não é necessária inscrição prévia. O sistema é de corresponsabilidade solidária, quando cada participante contribui com o valor que achar justo. Os recursos arrecadados serão doados ao Fundação Projeto Travessia, que presta assistência a crianças e adolescentes em situação de risco.