Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Seus Direitos

Reforma da Previdência acaba com direito à aposentadoria

Linha fina
Proposta de emenda à Constituição (PEC) de reforma da Previdência do governo Bolsonaro, se aprovada, aumentará a exclusão social e a pobreza no Brasil
Vídeo Youtube

O ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, alerta sobre as mentiras do atual governo para justificar uma reforma da Previdência que na verdade desmontaria todo o sistema de proteção social vigente no Brasil, que engloba direitos à previdência, à assistência e à saúde publicas. A mentira é a mesma da reforma trabalhista e da terceirização: de que é preciso retirar direitos para gerar empregos e salários, mas o que está em jogo é a transferência de um regime público e solidário, um pacto de gerações, para um sistema privado que só agravará as desigualdades sociais.

Fique por dor dentro do que está em jogo com os seus direitos. Assista e compartilhe!

> Bolsonaro entrega projeto de reforma da Previdência ao Congresso

O projeto confirmou a intenção do governo de aumentar a idade mínima de aposentadoria para 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens com no mínimo 20 anos de contribuição. Além disso, a PEC cria um sistema de capitalização em contas individuais - ou seja, cada trabalhador financiaria sua própria aposentadoria -, administradas por entidades públicas ou privadas, a ser regulamentado por lei complementar. A proposta ainda acaba com a aposentadoria por tempo de contribuição e detemina que para ter direito ao benefício integral, o trabalhador e trabalhadora teria de contribuir com o INSS por 40 anos.

Confira mais 

> Ivone Silva entrevista especialista sobre previdência no Chile. Assista!
> Previdência: capitalização irá empobrecer população
O perverso sistema previdenciário do Chile
Previdência: Chile e Japão, caminho inverso do Brasil
Na reforma da Previdência, Brasil poderá optar entre Europa e Chile
Reforma da Previdência é boa para quem?

seja socio