Os trabalhadores do Banco Rodobens aprovaram a proposta de primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para implantação de um sistema de ponto eletrônico. A assembleia digital ocorreu na segunda-feira 22 e aprovou a proposta por ampla maioria.
O acordo implementa o Sistema Alternativo Eletrônico para Controle de Jornada de Trabalho dos bancários do Rodobens, terá a vigência de um ano e não terá como objetivo o reconhecimento ou negociação de Banco de Horas ou compensação de jornada.
Segundo o que foi aprovado, o registro da jornada poderá ser realizado por meio de aplicativo no celular do próprio empregado, no computador instalado na sua estação de trabalho ou através de tablet disponível em áreas comuns do banco, sendo vedada a marcação fora das dependências da empresa e por qualquer outro meio.
O sistema não admite restrições à marcação do ponto, marcação automática, exigência de autorização prévia para marcação de sobrejornada e alteração ou eliminação dos dados registrados pelo empregado. Ele permite, entretanto, que o empregado, sempre que quiser, possa ter acesso ao extrato das marcações realizadas para acompanhamento de jornada.
Problemas? Denuncie!
No acordo, ficou assegurado ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região o acesso ao sistema mantido pelo banco, sempre que haja dúvida ou denúncia que o uso do mesmo esteja em desacordo com a legislação ou com o acordo firmado. Qualquer alteração a ser realizada no sistema deverá ser comunicada ao Sindicato, informando as alterações técnicas a serem realizadas e indicando razões que as justificam.
Se algum dos pontos do acordo não está sendo cumprido pelo banco, denuncie: entre em contato com nossa Central de Atendimento, por meio do chat ou pelo telefone 11 4949-5998.