O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região firmou, junto ao Itaú, acordo de controle de jornada e quitação das obrigações de registro de ponto dos funcionários além do controle mensal da marcação de jornada diária.
Os bancários tiveram acesso a um termo de quitação de horas referente a 2021 e têm a possibilidade de discordarem ou não com os registros.
O prazo para apresentação de eventuais discordâncias com o registro teve início nesta quarta-feira 16 e termina em 26 de fevereiro.
Caso não concorde com a marcação de horas de algum mês, o bancário pode acionar o Sindicato por meio do e-mail [email protected].
“Nós estamos acompanhado todo processo para que não haja nenhuma irregularidade e para que todas as horas extras sejam pagas conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Os trabalhadores que perceberem ou passarem por algum problema na marcação do ponto eletrônico devem procurar o Sindicato para que as irregularidades sem corrigidas.”
Sergio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú
É importante destacar que a assinatura do termo de quitação não pode ser obrigatória.
¨Ressaltamos que essa quitação refere-se somente à jornada de trabalho do bancário em 2021, e não anula nenhum tipo de eventual reclamação judicial dos direitos trabalhistas”, enfatiza Sérgio Francisco.
Para outras questões que não sejam referentes ao termo de quitação de horas extras, os bancários devem procurar o Sindicato por meio dos canais de comunicação da entidade (veja abaixo), ou procurar um dirigente sindical.
Por meio da Central de Atendimento remota, os bancários e financiários podem entrar em contato com o Sindicato pelo (11) 3188-5200, via chat, e-mail e WhatsApp, das 9h às 18h.
Bancários e financiários também contam com uma página especial da Central de Atendimento para tirar dúvidas e fazer denúncias.