O Sindicato dos Bancários de São Paulo obteve algumas melhorias nas condições de trabalho dos Gerentes PJ do Santander. Diante de vários problemas que os funcionários do segmento Empresas 1 estavam enfrentando, o Sindicato entrou em contato com a direção do banco para cobrar mudanças na rotina de trabalho destes profissionais.
Número de visitas
Os Gerentes PJ tinham de realizar seis visitas a clientes por dia. Além disto, tinham de executar as funções administrativas, como receber, enviar e ler e-mails; enviar propostas; responder clientes e tirar cópias de documentos.
Após o Sindicato cobrar mudanças, o banco se comprometeu e já implantou a redução das visitas para quatro por dia.
Proibição de ficar nas agências
Também havia pressão dos gerentes-gerais para que os gerentes PJ não ficassem nas agências – eles sequer têm mesas nas unidades.
Após o Sindicato cobrar, a direção do Santander garantiu que não haverá mais pressão para que os gerentes PJ se retirem das agências. “Alguns Gerentes-Gerais falavam 'sai daqui, o Gerente-Regional vai chegar e ele não pode ver você aqui.' Hoje isso acabou”, relata um Gerente PJ.
O banco pede que os gerentes PJ usem o espaço da agência com coerência e que as visitas sejam realizadas, mas não haverá mais pressão para eles irem embora das unidades bancárias.
Marcação de ponto eletrônico
Havia ainda muita reclamação dos Gerentes PJ quanto à marcação de ponto. Isto porque, antes de iniciar a jornada, eles tinham de se dirigir até uma agência próxima do local onde eles iam trabalhar, para marcar o ponto. E depois fazer as visitas aos clientes.
No final do dia eles tinham de retornar a uma agência e marcar o ponto novamente para finalizarem a jornada. Esta dinâmica atrapalhava muito os bancários porque, dependendo da distância da agência, eles perdiam muito tempo no deslocamento.
Após intervenção do Sindicato, os Gerentes PJ poderão marcar o ponto no local onde estiverem no início da jornada, ao sair de casa para a primeira visita, ou ao chegar na agência pela manhã; realizar o trabalho na rua e, ao final do expediente, marcar o ponto de onde eles estiverem. “A mudança melhorou muito, pois se perdia muito tempo da última visita até a agência”, relata um trabalhador do PJ.
“Estes problemas se resolveram porque os bancários procuraram o Sindicato para reportar os problemas. Nós levamos as dificuldades à direção do banco, que conversou com os responsáveis do segmento Empresas 1, e eles constataram que seria necessário reformular o método de trabalho a fim tornar mais eficiente a atuação dos gerentes PJ. O banco implantou as mudanças e os bancários estão aprovando”, diz o dirigente sindical e bancário do Santander André Bezerra.
“Mas é importante que os trabalhadores continuem reportando problemas [veja canais abaixo] para que nós possamos ter elementos a fim de cobrar da direção do Santander melhorias nas condições de trabalho. Qualquer problema, procure o representante sindical no seu local de trabalho”, orienta André.
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