Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Previdência Complementar

Retirada de patrocínio arquivada: Banesprev falha mais uma vez na transparência

Imagem Destaque
Um casal de idosos olhando para uma tela de computador

Em resposta aos associados que abriram chamado na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) buscando informações sobre o andamento do processo de retirada de patrocínio do Banesprev, a Ouvidoria informou que todos os pedidos foram arquivados para readequação por parte das entidades. No entanto, nenhum eleito foi informado pelo Banesprev sobre tal desdobramento, deixando representantes e participantes no escuro sobre assunto de tamanha importância. A quem interessa esse silêncio?

A Previc fez o pedido a todas as instituições que tinham processo no órgão para que cumpram os requisitos dispostos na Resolução CNPC 59/2023 – e que, caso ainda tenham interesse em retirar o patrocínio, devem enviar novamente os documentos à Previc com base no normativo vigente. Também houve a exigência de adaptação no processo de transferência de gestão dos planos V e Pré-75. Logo, não deverá seguir o trâmite até que seja cumprido o solicitado.

“Rechaçamos a decisão do Santander e cúpula do Banesprev em faltar com transparência tanto com representantes como com os participantes que seguem aflitos com o assunto”, critica a presidenta da Afubesp, Maria Rosani.

Na avaliação da representação, o Banesprev precisa seguir os ritos previstos no Estatuto de 2015 se desejar continuar com o pedido de retirada de patrocínio. O novo pedido teria de passar novamente pelo Conselho Deliberativo e ser referendado em assembleia de participantes.

seja socio