Pular para o conteúdo principal

Funcef: Vitória! Previc aprova a redução do equacionamento!

Imagem Destaque
Ilusrtação de pessoas felizes, com o logo da funcef ao fundo

A Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), por meio da Portaria 168 (leia aqui), aprovou a redução do equacionamento da Funcef, fundo de pensão dos empregados da Caixa. A portaria prevê uma redução de 43% nas contribuições extraordinárias, o que reduz significativamente o impacto financeiro do equacionamento para os participantes da Funcef. Outro ponto importante, fruto da pressão das entidades representativas dos empregados da Caixa, é que a medida terá efeito retroativo até janeiro de 2025.

“A redução do equacionamento é uma vitória dos empregados da Caixa, participantes da Funcef, e de suas entidades representativas. O Sindicato, a Fenae, a Anapar, a Contraf-CUT, dentre outras entidades, lutaram para que essa medida fosse colocada em prática pela Previc. Uma prova de que, quando os empregados da Caixa e suas entidades representativas estão unidos e mobilizados, as chances de alcançarmos nossos objetivos são muito maiores”

Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato e conselheira fiscal eleita da Funcef

A aprovação da redução do equacionamento ocorreu após solicitação da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa), da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão), da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e da própria Funcef.

Na última terça 18, logo após a aprovação pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, representantes das entidades representativas dos empregados da Caixa – entre eles o presidente da Fenae, Sergio Takemoto; o diretor da Anapar, Antonio Bráulio de Carvalho; e o diretor de Benefícios da Funcef eleito pelos participantes, Jair Pedro Ferreira – estiveram na Previc para solicitar celeridade na análise da proposta, dada a necessidade de reduzir o impacto financeiro para os participantes da Funcef.

“Essa redução é muito importante para trazer um alívio aos participantes que estavam sobrecarregados com as contribuições extraordinárias. Nos colocamos à disposição para que a implementação aconteça rapidamente”, enfatiza Sergio Takemoto, reforçando que a Fenae, assim como o Sindicato e demais entidades representativas, continuarão acompanhando de perto o processo de implementação.

Já o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira, afirmou que a fundação está trabalhando para que a medida seja colocada em prática o mais rápido possível. “A Funcef vai atuar de todas as formas para que a implementação ocorra já a partir de março e fará o possível para garantir o máximo de benefício aos participantes”, declarou.

seja socio