Pular para o conteúdo principal

Previ: Em dez anos, Plano 1 teve rentabilidade maior que seus pares

Imagem Destaque
Logo da Previ, com notas de dinheiro ao fundo

Diante dos ataques infundados ao fundo de pensão dos trabalhadores do Banco do Brasil, que gerou preocupação em muitos aposentados do banco público em relação aos seus benefícios, a Previ publicou esclarecimentos mostrando que o Plano 1, que fechou 2024 com superávit de mais de R$ 500 milhões, apresenta equilíbrio em suas contas, sem qualquer perspectiva de equacionamento.

Nos últimos 10 anos, o Plano 1 teve rentabilidade maior que seus pares (veja tabela abaixo).

“No caso de Entidades Fechadas de Previdência Complementar, análises sobre a solidez dos fundos e planos devem levar em conta longos períodos, o longo prazo, e não períodos curtos e delimitados. Os números dos últimos dez anos comprovam a solidez e rentabilidade do Plano 1, atestando a eficácia e competência do modelo de gestão da Previ”

Juliana Carminato, dirigente do Sindicato, bancária do BB e membro do Conselho Consultivo do Previ Futuro

Além da excelente rentabilidade, a boa gestão do Plano 1 permitiu que o associado deste plano deixasse de pagar 8% de contribuição para pagar apenas 4,8%, o que ocorreu na gestão de Sérgio Rosa, bancário do BB e oriundo do movimento sindical, assim como o atual presidente da Previ, João Fukunaga. “Não há cobrança da parcela Previ aos associados do Plano Previ Futuro”, esclarece Juliana Carminato.

"A Previ possui um modelo de gestão paritária: três diretorias são eleitas pelos associados e outras 3 indicadas pelo banco, sendo as decisões tomadas de forma colegiada. A Previ também possui um corpo funcional formado por trabalhadores cedidos do BB, que também são associados do fundo. Tudo isso contribuiu para os bons resultados e solidez dessa entidade, que há 120 atende seu propósito de criação. É muito importante que os associados busquem informações confiáveis nos sites da Previ, Previc, Abrapp e dos diretores eleitos do fundo, que periodicamente prestam contas dos seus mandatos", conclui a dirigente.

seja socio