São Paulo – Representantes sindicais de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nyon, Suíça, para discutir plano de ação global em defesa da igualdade de oportunidades e do combate à violência. A reunião do Comitê Mundial de UNI Mulheres ocorre entre 25 e 26 de março, na sede da UNI Global Union.
A diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro participa dos debates como integrante do Comitê Regional da UNI Americas e do Comitê Mundial, neste último representando a Contraf-CUT.
Em pauta, prioridades estratégicas para o departamento de Igualdade de Oportunidades da UNI Global Union e acompanhamento da implementação das resoluções tiradas no Congresso realizado em Nagasaki, entre elas discutir alternativas para enfrentar os impactos da crise financeira sobre as mulheres, combater o uso delas como arma de guerra e também o tráfico de mulheres.
Também será avaliado o avanço da campanha mundial 40X40, que propõe aumentar em 40% a participação de mulheres nos espaços de direção das entidades sindicais filiadas a UNI, e socialização dos informes sobre os trabalhos da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher, da ONU.
“Conquistar mais direitos, igualdade de oportunidades, bem como aumentar a participação e representação de mulheres nos espaços de poder e combate a todas as formas de violência são bandeiras globais”, afirma Neiva. “Nossa experiência prática somada a outros esforços ao redor do mundo pode contribuir para a construção de acordos macro globais que mudem a vida de trabalhadores e trabalhadoras”, acrescenta.
Comitê – A reunião ordinária do Comitê Mundial de Mulheres da Uni Global Union reúne lideranças sindicais mulheres das cinco regiões do mundo que formam a UNI Global: Uni Africa, UNI Apro (Àsia e Pacífico), UNI Americas e UNI Europa. O encontro foi precedido de conferências ocorridas em todas as regiões. Na América, foi em dezembro de 2012 e contou com representantes do Sindicato.
> Mulheres aprovam plano de lutas da UNI Américas
UNI Global Union é um sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços, entre eles os bancários, em todos os continentes.
Redação - 26/3/2013
Linha fina
Comitê mundial da UNI está reunido para discutir plano de ação em defesa da igualdade de oportunidades e do combate à violência
Imagem Destaque