Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Uni Global Union

Mulheres debatem ação global por igualdade

Linha fina
Comitê mundial da UNI está reunido para discutir plano de ação em defesa da igualdade de oportunidades e do combate à violência
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – Representantes sindicais de mulheres de todo o mundo estão reunidas em Nyon, Suíça, para discutir plano de ação global em defesa da igualdade de oportunidades e do combate à violência. A reunião do Comitê Mundial de UNI Mulheres ocorre entre 25 e 26 de março, na sede da UNI Global Union.

A diretora executiva do Sindicato Neiva Ribeiro participa dos debates como integrante do Comitê Regional da UNI Americas e do Comitê Mundial, neste último representando a Contraf-CUT.

Em pauta, prioridades estratégicas para o departamento de Igualdade de Oportunidades da UNI Global Union e acompanhamento da implementação das resoluções tiradas no Congresso realizado em Nagasaki, entre elas discutir alternativas para enfrentar os impactos da crise financeira sobre as mulheres, combater o uso delas como arma de guerra e também o tráfico de mulheres.

Também será avaliado o avanço da campanha mundial 40X40, que propõe aumentar em 40% a participação de mulheres nos espaços de direção das entidades sindicais filiadas a UNI, e socialização dos informes sobre os trabalhos da Comissão da Condição Jurídica e Social da Mulher, da ONU.

“Conquistar mais direitos, igualdade de oportunidades, bem como aumentar a participação e representação de mulheres nos espaços de poder e combate a todas as formas de violência são bandeiras globais”, afirma Neiva. “Nossa experiência prática somada a outros esforços ao redor do mundo pode contribuir para a construção de acordos macro globais que mudem a vida de trabalhadores e trabalhadoras”, acrescenta.

Comitê – A reunião ordinária do Comitê Mundial de Mulheres da Uni Global Union reúne lideranças sindicais mulheres das cinco regiões do mundo que formam a UNI Global: Uni Africa, UNI Apro (Àsia e Pacífico), UNI Americas e UNI Europa. O encontro foi precedido de conferências ocorridas em todas as regiões. Na América, foi em dezembro de 2012 e contou com representantes do Sindicato.

> Mulheres aprovam plano de lutas da UNI Américas

UNI Global Union é um sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores dos setores de serviços, entre eles os bancários, em todos os continentes.


Redação - 26/3/2013

seja socio