Pular para o conteúdo principal

Bancários renovam acordo de CCV com Itaú

Linha fina
Comissão de Conciliação Voluntária pode ser acionada por funcionários que pediram demissão ou que foram dispensados sem justa causa
Imagem Destaque

São Paulo – Os funcionários do Itaú aprovaram em assembleia realizada no Sindicato a proposta de renovação para instalação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). A decisão ocorreu na quinta 26 e vale para trabalhadores que pediram demissão ou que foram dispensados sem justa causa.

Por meio da CCV, que tem caráter extrajudicial, o empregado pode buscar acordo sobre pendências trabalhistas sem a necessidade de recorrer à Justiça. Esse fórum é integrado por representante do Sindicato, do banco e pelo trabalhador, que pode ou não aceitar uma proposta feita pela empresa.

“É um instrumento importante para tentarmos uma solução negociada para as pendências, evitando que o trabalhador aguarde desfecho de um processo na Justiça, Se não chegar a um acordo, ele pode mover um processo contra o banco”, orienta o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Carlos Damarindo.

Os trabalhadores que pretendem utilizar a  CCV devem agendar reunião pelo 3188-5200. Os interessados também devem ficar atentos ao prazo legal de prescrição para acionar o fórum, que é de dois anos. Ou seja, Se saiu em junho de 2013, tem de requerer até maio deste ano. “É importante não deixar para o último mês, pois a pessoa pode correr o risco de não conseguir o agendamento”, esclarece Damarindo.

Milhões recuperados – A CCV tem se mostrado uma boa alternativa aos trabalhadores para recuperarem seus direitos. Apenas nos anos de 2013 e 2014, 2.259 chegaram a acordo, o que correspondeu ao pagamento total de cerca de R$ 92 milhões.

Cuidado – O Sindicato mantém departamento jurídico com especialistas nas áreas trabalhista e previdenciária. Esses profissionais não cobram pelo atendimento, nem abordam os bancários oferecendo serviços.

Assim, tome cuidado caso receba ligação ou qualquer outro tipo de contato de advogados dizendo representar o Sindicato, ou ser parceiro da entidade. Isso não é verdade e deve ser denunciado.

A entidade não se responsabiliza pelo contato e trabalhos realizados por escritórios que se dizem credenciados.


Jair Rosa – 27/3/2015

seja socio