Pular para o conteúdo principal

Greve já para mais da metade dos professores

Linha fina
Sindicato da categoria afirma que 60% dos trabalhadores do estado de São Paulo já aderiram à paralisação e se prepara para conquistar apoio dos pais de alunos
Imagem Destaque

São Paulo - Professores da rede pública estadual de São Paulo, reunidos em assembleia na tarde da sexta 20, decidiram pela manutenção da greve iniciada no dia 16 de março. Segundo balanço da Apeoesp (sindicato da categoria), a paralisação chega ao fim de sua primeira semana com adesão de 60% da categoria.

Segundo Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, presidenta da Apeoesp, na semana seguinte seriam reforçados os diálogos com professores e pais sobre as razões que levaram, mais uma vez, a categoria a decretar greve, depois de o governo estadual voltar a mostrar intransigência durante o processo de negociação. "Na próxima semana a paralisação será intensificada."

Ainda segundo o sindicato, cerca de 5 mil professores foram ao vão livre do Masp, na avenida Paulista para a deliberação e seguiram em passeata pela rua da Consolação em direção à praça da República, por volta das 16h.

Entre as principais reivindicações da campanha salarial deste ano estão aumento de 75,33% – para equiparação salarial com as demais categorias com formação de nível superior – e implementação da jornada do piso. Os professores também reclamam do fechamento de salas de aula e a consequente superlotação e reivindicam contratação de concursados, garantia do abastecimento de água em todos os estabelecimentos, medidas de prevenção à violência e aumentos dos vales alimentação e transporte.

"Nós não vamos aceitar o fechamento de salas de aula, a superlotação e a continuidade da precarização das condições de trabalho dos professores", declarou Bebel.

A assembleia seguinte será no mesmo local, na sexta-feira 27. Também está previsto um ato nacional de professores contra cortes de recursos públicos, sobretudo federais, para o setor, no dia anterior.


Rede Brasil Atual - 23/3/2015

seja socio