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Lançada campanha para uma São Paulo melhor

Linha fina
Intitulada Sou Cidadão Paulistano, iniciativa com apoio do Sindicato pretende incentivar população a fazer sua parte em busca de uma cidade mais humana e civilizada
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São Paulo – Todos queremos uma São Paulo melhor para viver e trabalhar. Partindo desse sonho, o Conselho da Cidade de São Paulo, do qual o Sindicato faz parte, lançou na terça-feira 31 a campanha Sou Cidadão Paulistano. A iniciativa pretende estimular a população a exercer a cidadania e atuar em benefício da comunidade.

> Vídeo: Campanha fomenta boas práticas

“A ideia da campanha é tentar fazer uma mobilização para que cada um sinta a responsabilidade, sinta-se cidadão dessa cidade, cuide dessa cidade como se fosse sua casa”, comentou um dos idealizadores da iniciativa, o empresário e ativista da ONG Rede Nossa São Paulo, Oded Gragew.  

A ação está fundamentada em conceitos que podem ser traduzidos em ações concretas, como “Eu pego carona”, “Eu reciclo meu lixo”, “Eu respeito o pedestre” ou “Eu participo dos conselhos da minha cidade”, “Eu não jogo lixo na rua”.

“A gente vê uma esquizofrenia entre as atitudes das pessoas nas suas casas e em um lugar público. Ninguém joga lixo no chão da sua casa, mas joga na rua”, ilustrou Oded. “A prefeitura de São Paulo gasta R$ 2 bilhões recolhendo lixo nas ruas todos os anos. Dinheiro que poderia ser usado na construção de creches, escolas, para saúde. Imagine se cada paulistano não jogasse lixo na rua, o que a gente poderia fazer com esse dinheiro.”

Como participar – Dentre os órgãos do governo que aderiram à campanha estão a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), que colocará adesivos em suas viaturas divulgando a mensagem “Sou Cidadão Paulistano. A rua é um espaço a ser compartilhado” e a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), que lançará mensagens por uma cidade mais acessível e inclusiva. Empresas, organizações da sociedade civil, órgãos da administração pública e cidadãos que desejem participar, apresentando ideias e sugestões, devem baixar o Manual da Campanha (clique aqui).

Segundo os idealizadores da campanha, já foram apresentadas diversas sugestões que deverão fazer parte da iniciativa, entre as quais: “Eu economizo água”, “Respeito a ciclofaixa”, “Estou de olho nas metas” e “Eu respeito a diversidade”.

“Outro dia eu li uma pichação dizendo: ‘você não está no trânsito, você é o trânsito’, e eu entendo  que isso pode se estender para muitos outros setores da nossa vida comunitária”, declarou o prefeito Fernando Haddad.  “Muita coisa a gente produz. A gente colabora para a produção daquele caos, daquela desorganização, então a mudança de cultura na cidade é fundamental. Sem mudança de cabeça, de mentalidade, é difícil a convivência”, acrescentou.

Fazer a nossa parte – A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, é integrante do Conselho da Cidade, e fala das razões para apoiar a campanha. “Temos de cobrar do poder público e dos empresários que façam sua parte, mas também temos que cobrar de nós mesmos, temos de fazer nossa parte, respeitar no trânsito, não jogar lixo na rua, um conjunto de atitudes do dia a dia que se todos fizerem sua parte, a cidade será com certeza muito melhor.”

“Quem não se interessa, não cuida. Então se a gente conseguisse fazer, com essa campanha, que todos se interessem pela cidade, ela iria melhorar muito. Transformando São Paulo, a gente mudaria o Brasil, porque São Paulo é uma referência para o país”, afirmou Oded.

O Conselho da Cidade – Criado em março de 2013, o Conselho da Cidade de São Paulo é um órgão de assessoramento direto ao prefeito na implantação do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável do município.

É integrado por cidadãos de representatividade e reconhecida atuação social, econômica e ambiental, que possam contribuir para o desenvolvimento de São Paulo com sua experiência e conhecimento. São convidados a compor o Conselho pelo prazo de dois anos, facultada a recondução.


Rodolfo Wroli –  31/3/2015

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