Pular para o conteúdo principal

Diretor do Sindicato é empossado no Conselho Municipal de Saúde

Linha fina
Carlos Damarindo, secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato foi eleito pelo segmento usuários e centrais sindicais. Cerimônia de posse foi realizada na quinta 12
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, Carlos Damarindo, foi empossado, nesta quinta 12, como representante do segmento usuários e centrais sindicais no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo (CMS-SP). 

“Hoje damos mais um passo na defesa da saúde pública. Assumir a representação em nome das centrais e da classe trabalhadora. Manteremos a nossa pauta, cobrando investimentos no setor, mais médicos, mais Upas (Unidades de Pronto Atendimento). O município tem um orçamento, com folga, que não é utilizado. Pelo contrário, a gestão municipal tentou fechar 108 Amas (Assistências Médicas Ambulatoriais). Com a pressão do povo e o controle social vamos resistir e resgatar o SUS”, diz Carlos Damarindo, o Carlão, como é conhecido no Sindicato e entre os bancários de base do Itaú, banco do qual é funcionário.

O diretor do Sindicato e conselheiro do CMS-SP alerta para o momento de atenção pelo qual passa São Paulo por conta do avanço dos casos de coronavírus. “A PEC do Teto tirou R$ 9 bilhões em recursos do SUS. Se o Covid-19 tomar proporções gigantescas, não temos leitos suficientes para todos os infectados. E não dá pra esperar nada do setor privado nessa hora. Além disso, o governo Bolsonaro reduziu drasticamente investimentos em pesquisa e atuou para o encerramento do convênio com Cuba no âmbito do programa Mais Médicos.”

Conselho

Entre as atribuições dos conselheiros, eleitos para o biênio 2020/2021, estão deliberar sobre estratégias e atuar no controle da execução da Política Municipal de Saúde; deliberar, analisar, controlar e apreciar, no nível municipal, o funcionamento do Sistema Único de Saúde; aprovar, controlar, acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Saúde. Também é prerrogativa do CMS-SP acompanhar e fiscalizar os procedimentos do Fundo Municipal de Saúde - FUMDES, por meio da comissão de análise do Fundo.

São, ainda, funções do CMS, estimular a participação e o controle popular via sociedade civil organizada nas instâncias colegiadas gestoras das ações de saúde em nível distrital, regional e de unidades; e possibilitar a informação das questões de saúde e o amplo conhecimento do Sistema Único de Saúde à população e às instituições públicas e entidades privadas.

Confira abaixo a fala de Carlos Damarindo durante a cerimônia de posse no CMS-SP:

seja socio