Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Empregados da Caixa do grupo de risco para a covid-19 não devem comparecer ao exame de PCMSO

Linha fina
Após denúncias com e-mails da Gipes-SP cobrando agendamento de exame periódico, inclusive para o grupo de risco, Sindicato e Apcef/SP paralisaram o prédio e cobraram respostas da área, que se comprometeu a enviar outro comunicado e a realizar reunião nesta sexta-feira 5
Imagem Destaque
Arte: Freepik

Empregados de algumas áreas da Caixa – inclusive os que estão no grupo de risco para a covid-19 – receberam e-mail com cobrança para agendamento de horário em clínicas para realização de exames periódicos (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO) presenciais, em casos dos mesmos estarem vencidos, de desligamentos ou de mudanças de funções, por exemplo. 

O Sindicato orienta os bancários do grupo de risco para o coronavírus a não comparecerem ao exame periódico. Também alerta que nenhum empregado deve assinar autodeclaração de grupo de risco que consta no e-mail.  

“Por serem do grupo de risco, os empregados não devem sair de casa e se exporem ao coronavírus, ainda mais com a circulação da nova cepa, que deve ser ainda mais contagiosa”, afirma o dirigente sindical e bancário da Caixa André Sardão.  

“Já o pedido para assinar a autodeclaração é um absurdo e uma forma de a direção da Caixa se isentar de responsabilidades. É um risco declarar que não tem problemas de saúde. Como o empregado pode se autodeclarar se nem sempre sabe se tem ou não alguma doença? Não somos médicos! Por isso, os funcionários não devem declarar e devem denunciar qualquer pressão nesse sentido”, orienta o dirigente.  

Diante do fato, o Sindicato entrou em contato com a Gipes (Gestão de Pessoas), que se comprometeu a enviar novo e-mail informando que o exame para grupo de risco está suspenso.  

Enquanto o novo comunicado não for enviado, os bancários que tiverem qualquer problema devem entrar em contato com o Sindicato, via Central de Atendimento ou por meio de um dirigente sindical.  Veja abaixo mais formas de entrar em contato com o Sindicato. 

Protesto na Gipes

Nesta quinta-feira, 4, as entidades representativas dos empregados paralisaram o prédio da Gipes.  

Representantes dos trabalhadores da Caixa durante protesto da Apcef/SP e do Sindicato na Gipes

“A área precisa fazer a gestão de pessoas de forma adequada e respeitosa, o que não vem ocorrendo. Por conta desta falta e de atrasos em algumas pautas, o prédio foi fechado pela Apcef/SP e pelo Sindicato”, esclarece André Sardão.  

Por causa do protesto desta quinta-feira 4, a Gipes agendou para as 14h desta sexta-feira 5 reunião pra pautar debate sobre credenciamento e descredenciamento, fórum regional de condições de trabalho entre outras questões pendentes.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio