Na manhã desta terça-feira 22, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região realizou ato no Radar Santander, concentração do banco espanhol localizada em Santo Amaro, zona sul de São Paulo, no qual dirigentes sindicais dialogaram com os trabalhadores sobre a convocação pelo banco do grupo de risco para Covid-19 e gestantes para retorno presencial, medida com a qual o movimento sindical não concorda, e sobre a importância de eleger candidatos comprometidos com os colegas nas eleições para a Cipa.
Retorno presencial do grupo de risco
“Somos contrários a convocação pelo banco de pessoas do grupo de risco e gestantes para retorno presencial. A prioridade deve ser preservar a saúde e a vida destes trabalhadores. A pandemia não acabou”
Roberto Paulino, enfatiza o dirigente do Sindicato e bancário do Santander
Os bancários do grupo de risco e gestantes que forem convocados para retorno presencial devem acionar imediatamente o Sindicato.
O Sindicato orienta ainda os bancários e bancárias que não se sentirem seguros em voltar ao presencial que procurem seus médicos assistentes para laudos que indiquem a condição de saúde e se há ou não segurança para o seu retorno. Pois o banco se comprometeu em avaliar individualmente os casos em que o médico do trabalhador não recomenda o retorno.
O banco também se comprometeu em analisar individualmente os casos de não vacinados que têm justificativa médica para não terem tomado a vacina contra o coronavírus.
O Sindicato enviou carta ao Santander cobrando a suspensão da convocação de bancários do grupo de risco e gestantes para retorno presencial. Carta esta que foi lida na íntegra durante o protesto no Radar desta terça-feira 22.
Cipa
A eleição para a Cipa no Radar teve início nesta terça-feira 22 e segue até sexta 25.Para votar na eleição para a Cipa do Radar, o bancário deve acessar no período de votação o Portal RH e clicar em Portal Cipa. O bancário pode votar em apenas um candidato.
“Dialogamos com os trabalhadores do Radar sobre a eleição para a Cipa, que ganhou ainda mais importância diante da pandemia e desta convocação arbitrária por parte do Santander. É papel do cipeiro fiscalizar e cobrar do banco condições de trabalho adequadas e o respeito total aos protocolos de prevenção a Covid-19. Por isso, é fundamental eleger candidatos comprometidos com os colegas”, conclui Roberto Paulino.