Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Aparecida Venâncio: 'Cada presidente teve sua personalidade e eu fiz meu trabalho da melhor forma possível'

Imagem Destaque
Cidinha, cabelos grisalhos, curtos

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a série O Sindicato é feito de pessoas traz as memórias de Maria Aparecida Venância, a Cidinha, que foi a secretária de ex-presidentes do Sindicato, desde Luiz Gushiken até Juvandia Moreira.

Ela é a homenageada desta quinta-feira 7. A entrevista foi concedida em 2023, ano da comemoração do centenário do Sindicato.

Neste vídeo, Cidinha conta como e quando começou a trabalhar no movimento sindical bancário, e como era a organização sindical no começo dos anos 1980.

Maria Aparecida fala ainda sobre o episódio em que a Polícia Federal prendeu dirigentes bancários e funcionários do Sindicato, em 1983.

Cidinha relembra como surgiu o convite para trabalhar com o ex-presidente Gilmar Carneiro e do esforço que fez para conseguir acompanhar a inquietação do então presidente.

Cidinha conta como foi trabalhar com a ex-presidenta Juvandia Moreira; fala sobre a capacidade de adaptação, organização e mobilização do movimento sindical bancário, no comando de dirigentes mulheres, e sobre os desafios contemporâneos enfrentados por elas.

E, no final, ainda relembra da emoção da sua despedida com a chegada da aposentadoria e da saudade da rotina, dos colegas e do trabalho que desenvolveu.

Canal no Youtube

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio