Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Júlio César: 'Minha missão é fortalecer e buscar mais espaço para os negros nos bancos'

Imagem Destaque
Julio Cesar negro, terno azul marinho, e careca

No episódio da série O Sindicato é feito de pessoas, o dirigente sindical Júlio César Santos fala sobre o início da carreira na Fininvest, a aproximação com o movimento sindical, o fortalecimento do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato e as conquistas mais importantes para os bancários e bancárias.

A entrevista foi concedida em 2023, e faz parte das comemorações do centenário do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Júlio César comenta que no mês de novembro, quando há muitos debates sobre a Consciência Negra, foi convidado a participar de um evento no Sindicato dos Bancários representando a EducAfro, ele relembra que na ocasião conheceu Ivone Silva, então presidenta, que o convidou para um curso de formação realizado pelo Sindicato. Em 2007, seu nome compôs a chapa que concorreria à eleição da entidade.

Júlio relembra das demandas para a diversidade nos bancos, o mapamento dos trabalhadores negros nos bancos, e como se deu o fortalecimento do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato.

Dentre as conquistas, Júlio destaca a importância da licença-maternidade ampliada, da tranquilidade para as mamães bancárias e os benefícios de ter um tempo a mais para criar um vínculo com a criança nos primeiros meses de vida.

Canal no Youtube

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio