Pular para o conteúdo principal

Organização em São Paulo e no país

Imagem Destaque

São Paulo - Com a promulgação da Constituição, em 1988, os bancários avaliam ser o momento de romper com a estrutura sindical vigente.

> Página especial com a história dos 90 anos

Assim, em dezembro de 1989, é criada a Fetec-CUT/SP a partir da reunião dos sindicatos de São Paulo, Araraquara, Bauru, Bragança Paulista, Catanduva, Guarulhos, Jundiaí e Limeira. A entidade foi criada para fortalecer estruturas regionais e incentivar a participação e a organização nos locais de trabalho.

No início dos anos 1990, é criado o Departamento Nacional dos Bancários (DNB), depois substituído pela Confederação Nacional dos Bancários (CNB, atual Contraf-CUT). A CNB nasce representando cerca de 80% da categoria,

pois participaram do congresso de fundação 415 delegados, de 57 sindicatos e cinco federações (três das quais cutistas), que elegeram a direção, com Ricardo Berzoini na presidência.

A nova estrutura previa uma importante modificação: embora filiada à CUT, a CNB não tinha estrutura orgânica central. Ou seja, permitia que inclusive não filiados à CUT pertencessem à entidade. A lógica permanece na Contraf-CUT. Naquele congresso também foi deliberada a filiação à Federação Internacional de Empregados, Técnicos e Profissionais (Fiet).

Hoje, a Contraf-CUT engloba 101 sindicatos e oito federações, que representam 89% da categoria em todo o país.


Tatiana Melim - 22/4/2013

seja socio