Pular para o conteúdo principal

Dois feridos em operação na Cracolândia

Linha fina
Tumulto começou durante operação da prefeitura para a retirada de barracas da Praça Júlio Prestes
Imagem Destaque
São Paulo - Duas pessoas ficaram feridas por disparo de arma de fogo, segundo a Polícia Militar (PM), em  tumulto durante operação da prefeitura para a retirada de barracas da Praça Júlio Prestes, região da chamada Cracolândia, no centro de São Paulo, na tarde de quarta 29. No local, havia moradores em situação de rua e dependentes químicos, segundo a prefeitura.

Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa.

No fim da tarde, houve novo tumulto, quando cerca de 400 pessoas fizeram barricadas e colocaram fogo em objetos, além de atirar pedras no quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua Barão de Piracicaba. Até as 18h30, a polícia mantinha a operação na área. As informações foram divulgadas pela PM.

A prefeitura informou, em nota, que a operação para retirada das barracas começou por volta das 8h30, próximo da Rua Helvétia, quando cerca de 500 pessoas estavam no local. “Às 10h, sem incidentes, todos os barracos foram desmontados, com apoio da Subprefeitura da Sé, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e Guarda Civil Metropolitana (GCM)”, diz a nota.

Algumas pessoas se instalaram na Rua Dino Bueno, mas foram informadas de que não poderiam voltar com barracas e carrinhos para a praça.

A Secretaria de Segurança Pública informou, em nota, que um policial fez “um disparo para o chão, que acabou ricocheteando” e atingindo e ferindo duas pessoas, após um grupo agredir dois dos policiais que ajudavam na operação da prefeitura. Conforme a nota, um policial saiu ferido e está internado.

De acordo com a secretaria, “a prefeitura de São Paulo não comunicou previamente às polícias que faria nesta quarta 29 a retirada das barracas e carroças da região da Nova Luz. O que estava acertado era o apoio policial para cadastramento dos dependentes químicos”.


Camila Boehm, da Agência Brasil - 30/4/2015
seja socio