Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desrespeito

Caixa abusa de novo e manda abrir agências no sábado 8

Linha fina
Bancários foram pegos de surpresa, pois esse dia não consta no cronograma de pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia divulgado inicialmente pela direção do banco; Sindicato e Apcef-SP irão protestar para denunciar ataques ao banco público e a empregados
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo – No início deste ano, a direção da Caixa divulgou à revelia e sem qualquer negociação com o movimento sindical um cronograma para a abertura das agências aos sábados, para dar vazão ao pagamento de contas inativas do Fundo de Garantia.

Pelo calendário, as datas eram 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio e 17 de junho. Nesta semana, no entanto, os trabalhadores forem pegos de surpresa ao serem comunicados de que as unidades também serão abertas no sábado 8 de abril.

A justificativa da Caixa é antecipar os pagamentos das contas inativas para os nascidos nos meses de março, abril e maio que começariam na segunda-feira 10.

O banco informa que serão abertas 2,1 mil agências, no sábado, das 9h às 15h. Outras 200 unidades contarão com bancários no autoatentimento para esclarecer dúvidas da população.

“Como nas outras ocasiões, o trabalho nesse dia não foi negociado com o Sindicato. Isso sem contar o transtorno que causa à vida dos empregados que têm esse dia programado para ficar com a família ou para outras atividades. É mais um transtorno provocado por uma direção que trata os empregados com descaso”, critica o diretor do Sindicato Renato Perez. "Vamos levar essa denúncia em protestos a agências no sábado. Também distribuiremos um panfleto sobre a importância de o Fundo de Garantia ser mantido no banco público e sobre o processo de desmonte da Caixa na gestão Gilberto Occhi.”  

Na Justiça – O dirigente lembra que há ações da Apcef-SP e de diversos sindicatos em todo o país e denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contestando o trabalho desses bancários aos sábados. “Estamos lutando em várias frentes para que o direito dos trabalhadores seja respeitado. Já quem for pressionado a ir ao serviço no dia 8, deve denunciar para que possamos cobrar providências da empresa. O bancário não é obrigado a trabalhar nesse dia”, acrescenta.

As denúncias devem ser feitas pelo Assuma o Controle. O sigilo é garantido.

Mais protestos – Dando continuidade à coleta de assinaturas da campanha Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil, Sindicato e Apcef-SP realizaram manifestações junto aos bancários e à população na quarta-feira 5.

O ato ocorreu na agência Guaicurus, zona oeste da capital paulista, que vive situação caótica devido ao aumento da demanda. “É uma unidade nas proximidades de uma estação ferroviária, o que leva muitas pessoas a procurá-la. Os empregados estão exaustos com tanto trabalho”, esclarece Renato Perez, acrescentando que a situação será levada à Superintendência Regional Pinheiros.  

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
Informativo: FGTS tem de permanecer na Caixa (2.21 MB) 2.21 MB