Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cidadania

Pró-Sangue convoca população para reforçar doação

Linha fina
Estoque da Fundação está 35% abaixo do patamar desejado; feriado terá funcionamento diferenciado nos postos de coleta
Imagem Destaque
Rodrigo Nunes/MS

São Paulo - Nem chegou o inverno e a Pró-Sangue já está assistindo a uma queda acentuada da coleta. O estoque da Fundação está 35% abaixo do patamar desejado. O prognóstico é que o mês de abril feche com cerca de 9.300 doações, sendo que a meta mensal é 12.000 bolsas de sangue.

De acordo com a posição do estoque atual, alguns tipos encontram-se em situação bem delicada. O sangue O+ está em emergência, sendo que os tipos O-, B- e A+ estão críticos. Até o sangue A+, que é de maior prevalência na população brasileira, está no patamar de alerta, ou seja, em condições de abastecer os hospitais por três dias.

Para que o sangue não venha a faltar para quem precisa, a Pró-Sangue convoca as pessoas a virem doar. Por conta do final de semana prolongado que inclui o feriado de Tiradentes, a rotina dos postos da Fundação terá um funcionamento diferenciado. Veja abaixo como fica o atendimento das unidades de coleta durante o feriado prolongado.

21 de abril, sexta-feira
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: fechado

22 de abril, sábado
Posto Clínicas: das 8h às 17h
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: das 8h às 16h
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: das 8h às 16h

23 de abril, domingo
Posto Clínicas: fechado
Posto Barueri: fechado
Posto Dante Pazzanese: fechado
Posto Mandaqui: fechado
Posto de Osasco: fechado

A Fundação Pró-Sangue é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. Criada em 1984, arrecada cerca de 12 mil bolsas por mês, sendo responsável por 32% de todo sangue consumido na Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Serviço – Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Para tanto, basta acessar o site da Pró-Sangue e consultar os pré-requisitos de doação.

O posto Clínicas fica na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7h às 18h de segunda a sexta; das 8h às 17h nos sábados, feriados e pontes; e das 8h às 13h, nos primeiro e terceiro domingos de cada mês. Só lembrando que aos sábados o atendimento está limitado a 380 candidatos. Ao atingir esse número, o cadastro fecha.

O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo - Garagem Clínicas, na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx. Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300.

seja socio