Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Resistência

Sindicato barra demissões no Banco Original

Linha fina
Representantes do banco dizem que número de demissões foi menor e que vai interromper desligamentos por conta da pressão dos trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: William De Lucca / Spbancários

São Paulo - Após denúncia dos trabalhadores, o Original recuou da onda de demissões e garantiu, em reunião com o Sindicato, que não haverá novos desligamentos. Durante o encontro, na quinta-feira 6, os dirigentes sindicais pressionaram representantes do banco, cobrando respeito aos empregados e informações sobre os demitidos para acompanhar a situação de cada um.

Durante a reunião, a diretora executiva do Sindicato, Neiva Maria, questionou o Original sobre o número de demissões e a forma como foram feitas. Os representantes do banco dizem que a instituição passa por um processo de reestruturação por conta da queda no lucro, mas nega que tenha sido 60 o número de trabalhadores desligados, mas sim 32, nas áreas de prevenção a fraude e cadastro.

"Cobramos que as demissões por conta de reestrutaçao não mais aconteçam e tivemos a garantia de que elas não continuarão", relata Neiva.

O Sindicato também cobrou comprovação sobre o número de demitidos e que os trabalhadores sejam indenizados adequadamente por conta da forma como os desligamentos aconteceram. "Com a lista de quem foi demitido, podemos acompanhar caso a caso e dar suporte a esses trabalhadores", afirma a dirigente sindical.

Neiva reivindicou mudanças no modo como o processo de dispensa é feito pelo banco, pois o clima nos locais de trabalho fica prejudicado com a insegurança. "Há muito medo entre os trabalhadores, então o Original precisa repensar esse método", finaliza.

Além de garantir o fim das demissões, os representantes do banco ficaram de dar retorno sobre todos os pontos reivindicados pelo Sindicato em uma próxima reunião, que deve ser marcada para os próximos dias.

O Sindicato orienta os bancários a continuar em contato com a entidade e denunciar caso as demissões persistam.

Leia mais
Categoria se mobiliza para a greve de 28 de abril
“Vamos fazer a maior greve geral da história do país”

seja socio