Enquanto ainda aguarda resposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sobre o pedido de afastamento de pessoas com deficiência (PCDs) dos locais de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sindicato reforça a orientação para que esses trabalhadores procurem um médico e façam uma avaliação. A entidade, juntamente a outros sindicatos integrantes do Comando Nacional dos Bancários, havia reivindicado ao Santander e aos demais bancos o afastamento sem prejuízo na remuneração, pelo fato dos PCDs integrarem grupo de risco.
Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos
A cobrança está alinhada com um requerimento enviado à Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e com uma nota publicada pelo Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência). No item “c” da nota, o Conade orienta o “afastamento imediato de pessoas com deficiência do seu ambiente de trabalho, em todas as esferas públicas e demais instituições/empresas que as possuam em seu quadro de colaboradores, sem prejuízos em suas remunerações e demais benefícios”. (Baixe a nota pública do Conade e a recomendação do MPT à Febraban, na íntegra, no final da matéria).
Segundo a dirigente sindical Maria Cleide Queiroz, bancária do Santander, a maioria das pessoas com deficiência possui baixa imunidade, o que facilita o contágio. “Orientamos para que os trabalhadores bancários PCDs procurem seu médico e façam uma avaliação. Se for constatado que fazem parte de grupo de risco, solicitem um atestado de afastamento por 14 dias e enviem ao seu gestor”, enfatiza.
> Santander: trabalhadores do grupo de risco devem ficar em casa
“O Sindicato continua cobrando uma resposta dos bancos. Espero que o bom senso prevaleça e que todos eles respeitem a orientação do Conade e a recomendação do MPT. Neste momento de pandemia, aguardamos medidas emergenciais de proteção à toda a população, especialmente aos que se encontram em situação mais vulnerável”, acrescenta a dirigente.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail
Anexo | Size |
---|---|
Recomendações do MPT à Febraban (89.3 KB) | 89.3 KB |
Nota Pública do Conade (124.77 KB) | 124.77 KB |