Pular para o conteúdo principal
Chapéu
1º de maio

Com Bolsonaro, democracia no Brasil está em permanente ameaça

Imagem Destaque
Ilustração de várias mãos para cima, remetendo ao processo democrático, acompanha do logo do 1º de maio das centrais sindicais

O Dia Internacional dos Trabalhadores, celebrado no próximo domingo, 1º de maio, será marcado por diversas manifestações em todo o país. Trabalhadores e trabalhadoras, nas ruas e nas redes, estarão mobilizados nos atos, que neste ano terão como tema “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.

Em uma série de reportagens, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região abordará cada uma das bandeiras de luta definidas pelas centrais sindicais para os atos deste ano, que serão presencias pela primeira vez desde o início da pandemia. Nesta quarta reportagem da série, é abordado o tema da democracia, que está em permanente ameaça pelo governo de Jair Bolsonaro. 

Derrocada democrática 

Desde 2016, com o golpe contra a ex-presidenta Dilma Roussef, eleita democraticamente com mais de 54,4 milhões de votos, o país vive uma derrocada democrática. Derrocada esta que passa pela proibição da candidatura do ex-presidente Lula nas eleições de 2018, situação considerada pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU - em decisão divulgada quarta (27) mas oficializada quinta (28) - uma violação aos direitos políticos do ex-presidente, o que culminou na eleição de Jair Bolsonaro. 

ONU cobra governo Bolsonaro por ameaças à democracia

No último dia 16 de abril, o Comitê de Direitos Humanos da ONU enviou documento cobrando explicações do governo federal por ameaças à democracia e aos direitos humanos nos últimos 3 anos.

De acordo com informações do jornalista do UOL Jamil Chade, que teve acesso à carta, o documento lista os ataques de Jair Bolsonaro ao poder judiciário, o desmonte das ações de combate à corrupção, o corte de recursos para programas de apoio à mulher, a propagação de discursos de ódio, além de investidas contra indígenas, população negra, imprensa, a violência policial, entre outras suspeitas de violações. 

Segundo reportagem do UOL, o governo brasileiro já havia enviado explicações para a ONU, mas em sua resposta somente abordou supostas violações ocorridas até 2018. Ou seja, antes da gestão de Jair Bolsonaro.

Ataques contra as eleições

Mesmo vencedor das eleições de 2018, desde o início do seu mandato como presidente, Jair Bolsonaro profere ataques levianos, sem apresentar qualquer prova, contra o sistema eleitoral brasileiro. 

Nesta última semana de abril, Bolsonaro voltou a atacar a lisura das eleições, cobrando que o Tribunal Superior Eleitoral responda às “sugestões” das Forças Armadas para o pleito deste ano. Entre as “sugestões” citadas por Bolsonaro, estaria uma contagem de votos paralela à do TSE, realizada pelas Forças Armadas. 

Trabalhadores na defesa da democracia

De acordo com a presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivone Silva, Bolsonaro tenta desde o início do seu mandato desacreditar o sistema eleitoral para que, em caso de ser derrotado nas urnas, leve a cabo um golpe contra a democracia. 

“Bolsonaro, com seus recorrentes ataques ao sistema eleitoral e à democracia brasileira, tenta preparar o terreno, manter sua base de seguidores aquecida, para que possa permanecer no poder mesmo derrotado nas urnas. Já atacou as urnas eletrônicas, já sugeriu o voto impresso, e agora pede uma contagem paralela de votos pelas Forças Armadas. Tudo para criar um clima de suspeição do pleito em caso de um resultado que não seja a sua vitória”, enfatiza Ivone. 

“Nós, trabalhadores e trabalhadoras, vamos às ruas neste 1º de maio para mostrar que não aceitaremos mais ataques à democracia por parte de Jair Bolsonaro. Vamos derrotá-lo nas ruas para salvar a nossa democracia. Afinal, não há democracia quando os direitos dos trabalhadores, mulheres, indígenas, negros e a liberdade de imprensa não são respeitados. Derrotar Bolsonaro é salvar a democracia. Nos vemos no 1º de maio”, conclama a presidenta do Sindicato. 

Ato em São Paulo

Na capital paulista, o ato do 1º de maio será na Praça Charles Muller (Pacaembu), a partir das 10h, com atrações como Daniela Mercury, Dexter, Francisco El Hombre e KL Jay, entre outras.

seja socio