Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Covid-19: Sindicato continua defendendo uso de máscaras nos locais de trabalho

Imagem Destaque
Fotografia de bancários de máscaras no local de trabalho

Apesar do decreto que retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados - publicado pelo governador João Dória em 17 de março, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região continua defendendo o seu uso nos locais de trabalho, agências e departamentos, e orienta que os bancários sigam utilizando o equipamento de proteção.

“Avaliamos que a utilização de máscaras em agências e departamentos bancários segue sendo uma importante medida de prevenção à Covid-19. Devemos levar em consideração que agências bancárias são locais de grande circulação de pessoas, na ampla maioria das vezes com pouca circulação de ar. O mesmo ocorre com departamentos, que concentram um grande número de trabalhadores. O único banco que se manifestou no sentido de manter a obrigatoriedade do uso de máscaras nos seus locais de trabalho foi o Bradesco, em medida que avaliamos como acertada para o atual momento”

Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato

Especialistas criticam o fim da obrigatoriedade de máscaras em locais fechados 

O decreto que liberou o uso de máscaras em locais fechados no estado de São Paulo foi criticado por muitos especialistas, que consideraram a medida precipitada.  

“A gente precisa explicar que o vírus não lê decreto. Portanto, ainda que os governos retiraram as restrições, a pandemia continua, os vulneráveis (idosos, pessoas com doenças imunossupressoras) seguem precisando se proteger e a máscara permanece uma medida efetiva de prevenção”, destacou em seu twitter a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e doutora em epidemiologia pela Universidade Johns Hopkins, Ethel Maciel. 

“O resultado será medido em mais infectados, mais pessoas hospitalizadas e mais mortes, além de mais pacientes com complicações crônicas da Covid-19”, alertou em seu perfil no Twitter o médico e cientista Miguel Nicolelis. 

“Estou muito preocupada com esse afã muito precipitado de tomar medidas administrativas e comportamentais, como retirar a exigência do uso de máscaras em ambientes fechados. Considero um erro. Não é hora de tirar máscara em ambiente fechado. Essa é outra discussão com a qual não deveríamos estar perdendo tempo. A prioridade agora é vacinar criança, convencer os pais da importância da vacina”, disse a a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz, Dra. Margareth Dalcolmo, em entrevista à jornalista Roberta Jansen, do jornal O Estado de S.Paulo. 

“O senso de responsabilidade deve fazer com que os bancos mantenham a obrigatoriedade do uso das máscaras para bancários, clientes e terceirizados”, avalia a Dra. Maria Maeno, médica e pesquisadora em Saúde do Trabalhador da Fundacentro e doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP. 

Continue se protegendo 

O Sindicato - que mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em suas dependências, em reuniões presenciais e pelos dirigentes em visitas aos locais de trabalho - orienta que os bancários sigam utilizando máscaras em agências e departamentos, assim como a higienização frequente das mãos com álcool em gel.  

“A utilização de máscaras não pode ser apenas uma questão relacionada a um decreto, tão criticado por especialistas. Ela é um medida que protege a nossa saúde e a de todos que nos cercam. Lutamos muito pela vacinação e estamos perto de superar a pandemia, mas ela ainda não acabou. É importante que continuemos nos protegendo nos locais de trabalho, ouvindo a posição dos especialistas, para que, em breve, possamos abrir mão do uso da máscara nos locais de trabalho de forma realmente segura”, conclui a secretária-geral do Sindicato. 

seja socio