Representantes do Sindicato dos Bancários de São Paulo reuniram-se com a direção do Daycoval para tratar das condições do novo plano de saúde; de providências tomadas pelo banco em relação à prevenção de conflitos e assédio no ambiente de trabalho; e de reclamações sobre problemas na infraestrutura do prédio.
Plano de Saúde
O Sindicato recebeu novas reclamações sobre o plano de saúde oferecido aos empregados do banco, que, além da mensalidade, passou a cobrar coparticipação a partir de janeiro de 2024. Os descontos foram feitos em março, retroativos a janeiro. O que gerou muitas queixas, por falta de informações. O Sindicato avalia que o banco ainda precisa orientar melhor os funcionários sobre a utilização e custos.
Na reunião realizada nesta segunda-feira 29, os representantes do Sindicato pediram vários esclarecimentos e que o banco também informe à entidade como é feita a comunicação interna aos empregados sobre as mensalidades; os procedimentos abrangidos por isenções de cobranças; os percentuais cobrados de coparticipações por consultas, procedimentos e exames, dentre outros. E ainda como o acompanhamento pode ser feito pelo empregado por meio do acesso ao Bradesco Saúde.
O banco se comprometeu a encaminhar todas essas informações o mais rapidamente possível.
Denúncias de assédio
O Sindicato pediu para o banco informar sobre as medidas que foram tomadas e aquelas que ainda estão em andamento a fim de se evitar o assédio moral e também sexual no ambiente de trabalho, além dos treinamentos e orientações aos gestores e outras providências.
A área de Tecnologia da Informação é a que apresenta mais casos, e o Sindicato avalia que nenhuma providência foi tomada para coibir a prática, porque os problemas persistem em relação à gestão e as denúncias continuam chegando à entidade sindical. O banco se comprometeu a enviar, por escrito, quais providências foram tomadas nesse departamento, em especial.
Por meio do Canal de Denúncias do Sindicato, os trabalhadores devem continuar denunciando e reportando informações, para que a entidade possa ter elementos e cobrar do banco uma solução para este e outros problemas, sem a identificação e exposição dos trabalhadores.
Importante destacar que o Canal de Denúncias é o meio mais seguro e confiável para a resolução de conflitos. A plataforma assegura aos trabalhadores o sigilo absoluto dos seus dados, o acompanhamento da denúncia, a apuração e o retorno efetivo do caso relatado.
Ar-condicionado
Também foram recebidas reclamações sobre o mau-funcionamento do ar-condicionado em alguns setores do prédio do banco, como a recepção, o que foi constatado pelo Sindicato na segunda-feira 29, quando havia grande concentração de pessoas no local por conta da campanha de vacinação contra a gripe.
O banco entrou imediatamente em contato com a gestão predial para a resolução do problema.
“Valorizamos a continuidade das reuniões entre o Sindicato e o Daycoval para que possamos, de fato, avançar e resolver os conflitos e problemas sobre condições de trabalho no banco”, enfatiza Marcelo Gonçalves, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
O Banco Daycoval ainda se comprometeu a agendar uma data para que o Sindicato acesse os empregados no local de trabalho a fim de conversar sobre a Campanha Nacional dos Bancários (campanha salarial) deste ano, quando a categoria irá renovar a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária.
Participe da Consulta Nacional e indique suas prioridades para a Campanha Nacional.
O banco se comprometeu a dar retorno sobre todos estes pontos até o fim dessa semana.
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