Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos Bancários: 101 anos de luta, união e compromisso com a democracia

Imagem Destaque
Logotipo dos 101 anos do Sindicato

Nesta terça-feira, 16 de abril, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região completa 101 anos de uma trajetória de luta, união e compromisso com a democracia. Uma história repleta de conquistas em favor dos direitos, melhores condições de trabalho e valorização dos trabalhadores do ramo financeiro.

“Quero parabenizar, neste aniversário de 101 anos do nosso Sindicato, cada bancário e bancária, financiário e financiária, que fez parte desta nossa trajetória e ajudou a construir uma das entidades sindicais mais fortes e organizadas de todo o mundo, referência de luta e conquistas para todos os trabalhadores.”

Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato

Nestes 101 anos de história, o Sindicato atravessou e superou momentos difíceis para a categoria, os trabalhadores e o país.

A entidade sofreu duas intervenções, em 1935 e 1983, motivadas não só por sua atuação em prol da categoria, mas também por sua defesa de toda a classe trabalhadora e da democracia.

Vieram os anos FHC, com políticas neoliberais e a onda de privatizações dos bancos públicos; o golpe de 2016, que levou Michel Temer ao poder e possibilitou uma série de ataques contra os direitos dos trabalhadores; e na sequência o governo Bolsonaro que, entre outras medidas nocivas para o país, fez uma gestão desastrosa da pandemia, com mais de 700 mil mortes por Covid-19.

“Superamos cada dificuldade com união, organização, luta, inovação e compromisso com a democracia. Hoje, em um momento de reconstrução do país, ano de Campanha Nacional dos Bancários, estamos mais uma vez prontos para enfrentar antigos e novos desafios como, por exemplo, fazer com que a tecnologia beneficie não só os bancos, mas também bancários; defender empregos, direitos e valorização neste cenário; combater o adoecimento físico e mental; lutar contra a terceirização; buscar a equidade de gênero no nosso ramo, combatendo qualquer tipo de discriminação; defender os bancos públicos e seu papel social para o país; entre outros. Com a bagagem destes nossos 101 anos de lutas e conquistas, e um Sindicato modernizado para os novos tempos, estamos prontos”, avalia Neiva Ribeiro.

Conquistas

Nos seus 101 anos, o Sindicato, junto com as demais entidades representativas, assegurou centenas de conquistas para a categoria como, por exemplo, a jornada de 6 horas; PLR; vales refeição e alimentação, auxílio-creche/babá, cláusula de igualdade de oportunidades, licença-maternidade de 180 dias, igualdade de direitos para casais homoafetivos, licença paternidade de 20 dias, medidas de combate ao assédio moral, cláusula de combate ao assédio sexual, valorização do piso salarial, 13ª cesta-alimentação, regulamentação do teletrabalho, Programa Nacional de Iniciativas de Prevenção à Violência contra as Mulheres, entre muitas outras.

“São 91 cláusulas previstas em uma convenção coletiva de trabalho nacional, válida para todos os bancos, públicos e privados”, lembra a presidenta do Sindicato.

Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2024

Além de marcar os 101 anos do Sindicato, 2024 é também ano de Campanha Nacional Unificada dos Bancários, quando a categoria estará mais uma vez unida e mobilizada para garantir direitos, conquistar avanços, melhores condições de trabalho e valorização.

“Os primeiros passos da nossa Campanha Nacional já foram dados. Na base do nosso Sindicato, bancários e bancárias já elegeram seus delegados para as conferências estadual e nacional que, junto com a Consulta Nacional à categoria, definirão a nossa pauta de reivindicações, que será entregue para a Fenaban, dando início às negociações com os banqueiros. Tenho certeza de que com a nossa luta, união, organização e mobilização escreveremos mais um capítulo vitorioso destes 101 anos de história do nosso Sindicato”, conclui Neiva Ribeiro.

seja socio