
Com muita tristeza, nesta sexta-feira (4), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu a notícia do falecimento de João Batista Gomes, o Joãozinho, após uma luta de cinco anos contra o câncer.
João militou no Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), tendo iniciado sua trajetória na entidade em 1988. Até sua partida, atuava no Sindsep como secretário de Assuntos Jurídicos, Econômicos e Pesquisas.
Conhecido carinhosamente como Joãozinho, sua militância teve início na década de 1980, por meio das pastorais da Igreja Católica Nossa Senhora da Candelária, na Vila Maria, em São Paulo. Posteriormente, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde participou da corrente interna "O Trabalho". Após seu falecimento, o Diretório Municipal do PT em São Paulo expressou pesar pela perda do companheiro.
Em 1997, foi eleito 1º Tesoureiro da CUT-SP e, ao longo dos anos, ocupou diferentes cargos na entidade, como Diretor Executivo, Secretário de Políticas Sociais e Mobilização e Relação com os Movimentos Sociais, permanecendo até 2019. Em seguida, passou a integrar a Executiva da CUT Nacional, onde atuou até 2023 pelo agrupamento "Em Defesa da CUT Independente e de Luta".
Ao longo de sua trajetória, esteve presente em lutas históricas, como a reforma política, a oposição à reforma administrativa no serviço público e a defesa da redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial. Combateu também o confisco de 14% dos benefícios dos aposentados e pensionistas do serviço público municipal, imposto após reformas previdenciárias durante os governos de João Doria, Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (MDB) na Prefeitura de São Paulo.
Joãozinho sempre marcou presença também em marchas, greves e manifestações de outras classes profissionais, movido por um forte sentimento de solidariedade e compromisso com a luta coletiva. Por todo o seu histórico de companheirismo, o Sindicato dos Bancários manifesta sua gratidão e presta suas condolências aos amigos e familiares de Joãozinho.
