Pular para o conteúdo principal

Governo lança portal de apoio a política antidrogas

Linha fina
Site tem diversos materiais reunidos pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas. "É um legado que queremos deixar como política de Estado", disse o ministro da Justiça
Imagem Destaque
São Paulo – A Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça lançou na quarta 10, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Aberta: Portal de Formação a Distância em Políticas Sobre Drogas. O portal reúne materiais em diversas mídias buscando aprofundar o conhecimento sobre usuários de drogas. "Esse lançamento é um legado que queremos deixar como política de Estado, para que não tenhamos retrocessos", afirmou o ministro Eugênio Aragão.

Clique aqui para acessar o Aberta

A ferramenta é voltada à capacitação tanto de profissionais que atuam na área, como o público que pretende adquirir conhecimentos sob a perspectiva dos direitos humanos. Os temas são divididos em três blocos principais: eixo fundamentos e políticas; eixo práticas; eixo instrumentos. As discussões englobam políticas e ações para a promoção da saúde, prevenção, redução de danos e cuidado de problemas relacionados ao uso de drogas. "Temos já desenvolvido uma série de cursos para capacitar e atingir o maior número possível de pessoas. Sistematizamos conteúdos e os tornamos mais acessíveis", explicou o titular da Senad, Luiz Guilherme Mendes de Paiva.

O site foi desenvolvido como um curso de educação à distância. O interessado passa por módulos, do básico ao avançado. O nível inicial não exige conhecimento específico. Lá, o estudante é introduzido à questão e é provocado à reflexão para fugir do senso comum sobre as drogas. "Isso, porque hoje, temos um debate sobre drogas muito intenso, muito polarizado e muito pobre em informação. Tem informação de má qualidade circulando sobre o tema", afirmou o diretor de articulação de políticas do Senad, Leon Garcia.

Conforme avança nos conteúdos, o site aprofunda a discussão. De metodologias e articulação para a redução de danos, contextualização teórica interdisciplinar até possíveis desdobramentos filosóficos do estudo das drogas e estímulo à criação de conhecimento na área. Segundo a organização do site, os materiais estão sujeitos à atualizações periódicas.

"O portal é um lugar onde as pessoas poderão encontrar materiais didáticos de alta qualidade sobre diversos aspectos do tema drogas, podendo acessar livremente, a qualquer momento, sem necessidade de inscrição, sem data e sem prazo", explicou Garcia. "Esse formato permite que as pessoas tenham mais liberdade para escolher seus caminhos. É uma nova maneira de se relacionar com o conhecimento", completou.


Rede Brasil Atual, com informações da Agência Brasil e da Senad - 11/5/2016
seja socio