Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vitória do Sindicato

Após anos de cobrança, Itaú coloca segurança externa motorizada no ITM

Linha fina
Desde o dia 15, dois vigias de motocicletas e um vigilante fixo na área do embarque e desembarque do fretado, todos uniformizados, são responsáveis pela ronda no entorno da concentração de trabalhadores
Imagem Destaque
Foto: Arquivo/Seeb-SP

Após vários anos de cobranças, o Sindicato obteve uma importante vitória que aumenta a segurança dos funcionários na área externa do CA ITM, concentração do Itaú na Vila Leopoldina, zona oeste. Desde o dia 15 de maio, dois vigias em motocicletas fazem ronda no entorno do prédio e mais um vigilante fixo que acompanha o embarque e o desembarque dos trabalhadores que utilizam ônibus fretados, todos uniformizados, são responsáveis pela ronda no local.

“A ronda motorizada e o aumento do efetivo de segurança externa são reivindicações antigas do Sindicato. Desde 2014 tivemos vários casos de sequestros-relâmpago no CA ITM, além de furtos, roubos e assaltos à mão armada contra os trabalhadores. Houve, inclusive, uma bancária baleada”, lembra o dirigente Antônio Soares, o Tonhão.

Naquela ocasião, dirigentes sindicais e o ex-presidente do Sindicato Luiz Carlos Marcolino, então deputado estadual, chegaram a pedir mais segurança na localidade para o secretário de Segurança Pública à época, Fernando Grella. Os trabalhadores do ITM também realizaram um abaixo-assinado para cobrar providênicas no entorno da concentração.

“Logo após a reivindicação e toda essa violência que vitimou os trabalhadores, o Itaú, à época, disse que não tinha como aumentar o contingente de segurança externa com ronda motorizada no CA ITM. Um absurdo vindo de um banco que a cada ano tem lucro batendo recordes às custas de cobranças abusivas de metas, adoecimento e desligamento de trabalhadores. Esperamos também que atenda agora outras reivindicações sobre segurança, como a iluminação externa”, finaliza Tonhão.

seja socio