O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região foi mais uma vez às ruas, na quinta-feira 2, para protestar contra o desmonte da Caixa Econômica Federal. De forma lúdica, os dirigentes recriaram o quadro do programa Silvio Santos em que os participantes fazem trocas esdrúxulas de brindes. Na cabine do Sindicato, entretanto, o apresentador questionava se os participantes trocariam direitos por mixarias.
> Sindicato faz nova atividade em defesa da Caixa
> Sindicato fará atividades contra leilão da Lotex até 9 de maio
"Com a privatização das lotéricas nós vamos desmembrar várias coisas, vários beneficios que a arrecadação da Caixa consegue com a Lotex e repassa para trabalhos sociais. Então com certeza absoluta, com essa privatização vamos economizar bastante! Você quer trocar o benefício repassado à seguridade social por uma chupeta?", ironizou o apresentador.
Não troque investimentos sociais por mixarias! Ato lúdico em defesa da Caixa. pic.twitter.com/DjTPOhjFnh
— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) 2 de maio de 2019
Depois da brincadeira, os dirigentes explicaram a real situação com a entrega da Lotex.
"Não podemos deixar que o dinheiro que deveria ir para os esportes, que deveria ir para a cultura, para patrocinar o teatro e o cinema nacional, agora vá para algum tipo de empresa internacional, que vai explorar a Caixa Econômica Federal a seu bel prazer, sem a menor preocupação com a população. Então nós fizemos esta encenação aqui para alertar a população contra esse fatiamento da Caixa que está colocado por esse desgoverno", explicou o dirigente sindical Chico Pugliesi.
O leilão da Lotex, que estava marcado para o dia 9 de maio, foi adiado para o dia 28 de maio. Se for efetivado, o percentual repassado a programas sociais será reduzido drasticamente. Para se ter uma ideia, as loterias da Caixa registraram em 2017 uma arrecadação de cerca de R$ 14 bilhões de forma global. Desse valor, 48% foi repassado para programas sociais. O leilão prevê que o repasse seja de 16,7%.