Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Condições de trabalho

Sindicato protesta por segurança para bancários

Linha fina
Santander vem retirando vigilantes de agências, deixando trabalhadores apreensivos
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região protestou na última quinta-feira 23 contra a retirada de vigilantes de agências do tipo Ponto de Atendimento pelo Santander. O banco vem tirando estes profissionais das unidades, deixando os bancários em um clima de insegurança e apreensão.

O protesto foi realizado na unidade da Avenida Francisco Matarazzo, 486, na zona oeste de São Paulo, que teve suas atividades paralisadas durante todo o dia. O Ponto de Atendimento não conta com caixas humanos, mas há caixas eletrônicos e bancários no local. O Santander retirou os vigilantes de lá na última segunda-feira 20 sem qualquer explicação, deixando os trabalhadores vulneráveis.

“Reivindicamos que o banco reveja esta grave medida e que se preocupe com a vida dos seus funcionários, não só com o seu patrimônio financeiro”, protestou Fernando Mattos, dirigente sindical e bancário do Santander. “Qual o motivo disso? É para economizar com mão de obra? Um banco que lucrou R$ 12,3 bilhões em 2018 e teve crescimento de 22% no primeiro semestre de 2019 realmente precisa disso?”, questionou o dirigente.

Mattos ressalta que bancários que trabalham em outros pontos de atendimento e estiverem passando por uma situação semelhante devem denunciar ao Sindicato pelo site, pela Central de Atendimento (11-3188-5200), WhatsApp (11-975937749) ou diretamente e algum dirigente sindical. O sigilo é garantido.

Recorrente

O Santander vem acumulando uma série de descasos contra a segurança dos seus funcionários. Em março, o Sindicato denunciou a iniciativa da direção do banco de retirar as portas giratórias das agências. Também foram realizados protestos contra esta medida. Agora, o banco tenta remover os vigilantes das Postos de Atendimento.

“Vamos intensificar nossa mobilização até que o Santander entenda que a segurança do trabalhador deve vir em primeiro lugar”, completou Mattos.

seja socio