Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Irresponsabilidade Social

Caixa: Sindicato cobra cumprimento de diretrizes sanitárias

Linha fina
Em visitas a agências da Superintendência Regional São Paulo Sul, uma das regiões com grande incidência de contaminação pelo coronavírus, Sindicato constatou empregados com muita preocupação e medo, além de falta de transparência de gestores
Imagem Destaque

Em contato com empregados e agências da Caixa Econômica Federal na área da Superintendência Regional São Paulo Sul, uma das regiões com grande incidência de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), o Sindicato tem constatado insegurança e medo com a crescente tanto nos quadros de contaminação quanto na quantidade de pessoas dentro das agências, entre outros pontos.

> Coronavírus: mudança no protocolo da Caixa escancara motivação política

> Casos de coronavírus crescem e direção da Caixa abranda protocolos

> Sindicato cobra respeito do presidente da Caixa aos empregados

Medidas da direção da Caixa Econômica Federal decididas à revelia das negociações com o movimento sindical, inclusive, têm maquiado e “diminuído” filas de pessoas que vão às agências por conta do auxílio emergencial do governo a trabalhadores informais, segundo relata a dirigente sindical da Fetec-SP e empregada da Caixa Jackeline Machado, que atua na região sul da capital.

“Os empregados, no geral, estão desgastados, assustados e preocupados com a saúde e a segurança por conta da exposição ao vírus causada pelo trabalho cada vez mais intenso nesta pandemia. Fomos atrás do que está acontecendo nas agências e encontramos as filas, que antes ficavam do lado de fora, sendo internalizadas e, em vários casos, lotando o interior de agências, desrespeitando o já questionável limite máximo determinado pela direção da Caixa - de 50% dos assentos disponíveis.  Além disso, verificamos vários casos de trabalhadores expostos a trabalho presencial por períodos superiores ao normatizado, e muitos entrando entre 7h, 8h da manhã e só conseguindo parar para almoçar depois das 15h”, enfatiza a dirigente.

Jackeline lembra que entre as agências visitadas pelo Sindicato está a da Vila das Mercês, onde uma vigilante morreu por suspeita de Covid-19 e outras cinco pessoas foram contaminadas. Em outra, dos doze empregados que fazem o atendimento (outros seis estão de home office, afastados ou de férias), seis foram contaminados, dois deles enquanto faziam atendimento presencial. “Nesta última agência, até mesmo o gerente geral estava fazendo o teste nesta quarta-feira. Outros colegas, que tiveram contato com os trabalhadores afastados, estão bastante preocupados com sua própria saúde e dos familiares”, relata.

Jackeline também acrescenta que em muitas agências o rodízio de sete dias entre as equipes está sendo desrespeitado, com a exigência da presença dos trabalhadores durante um período que extrapola o que está determinado pela direção do banco. Além disso, alguns gestores têm escondido dos subordinados informações relativas aos empregados contaminados.

“Procuramos a gerência geral das agências e a Superintendência Regional São Paulo Sul para conversar e exigir a observância das diretrizes da Caixa para o enfrentamento da pandemia como rodízio, jornada, excesso de público e os protocolos sanitários. E cobrar que as informações cheguem aos trabalhadores. Eles se comprometeram a reorientar os gestores quanto aos procedimentos de segurança e a presença de pessoas dentro das agências. E explicaram que o rodízio muitas vezes é estendido por falta de funcionários. Lembramos que, neste caso, as agências podem ser fechadas se não houver pessoal para o atendimento. O Sindicato continuará cobrando da direção do banco respeito aos empregados e à população”, acrescenta Jackeline.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio