Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Fechamento total

Maranhão inicia lockdown por 10 dias na região metropolitana de São Luís

Linha fina
Região Metropolitana de São Luís inicia lockdown, depois de decisão judicial apontando para velocidade do contágio e risco de colapso no sistema de saúde
Imagem Destaque
Imagem: Agência São Luís

A região Metropolitana de São Luís iniciou a terça-feira 5, com a determinação de lockdown dos serviços não essenciais, com o objetivo de conter a pandemia do novo coronavírus. O decreto foi assinado editado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e tem validade de dez dias.

A reportagem é da Rede Brasil Atual.

O estado é o primeiro a decretar bloqueio em sua capital durante a pandemia de covid-19. Entretanto, outras regiões também avaliam adotar a medida, como Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Pará.

O lockdown foi decretado por Flávio Dino depois de uma determinação do juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, na última quinta-feira 30.

A determinação favorável ao lockdown é amparada em parecer da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O órgão de pesquisa apontou que o Maranhão é o estado com maior ritmo de crescimento no número de mortos por covid-19 no país. Ontem, chegou a 4.530 pessoas infectadas e 271 mortes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) – e 96,89% dos leitos de UTI, em São Luís, estão ocupados.

Lockdown

O lockdown é o bloqueio da maior parte das atividades comerciais e da circulação de pessoas. A entrada de veículos particulares estará proibida na região e a circulação de pessoas estará restrita à realização de atividades básicas.

O decreto de Flávio Dino prevê a aplicação de multa para quem não cumprir as regras do lockdown. Estabelecimentos podem sofrer interdição parcial ou total do estabelecimento, no caso de empresas.

O lockdown do Maranhão prevê a suspensão das atividades não essenciais, com exceção de serviços de alimentação, farmácias, portos e indústrias que trabalham em turnos de 24 horas.

As agências bancários e lotéricas abrem apenas para o pagamento do auxílio emergencial, salários e benefícios. Os veículos particularem só podem circular na cidade para a compra de alimentos e medicamentos ou para transportar profissionais dos serviços essenciais.

Outros estados

O bloqueio total também deve ser decretado no Pará, ainda nesta terça, pelo governador Helder Barbalho (MDB). O estado tem 4.262 casos e 344 mortes. Em live transmitida, nesta segunda-feira 4, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB) declarou que o município deve adotar o lockdown.

Já no Ceará, o governador Camilo Santana (PT) anunciou a prorrogação do decreto de isolamento social e indicou o endurecimento de medidas contra o avanço do novo coronavírus. De acordo com ele, o lockdown está em análise.

O Rio de Janeiro também pode seguir esse caminho. O governador Wilson Witzel (PSC) já discute abertamente a possibilidade de decretar o lockdown em regiões que considera críticas na propagação do covid-19. O comitê científico que assessora o governo estadual já fez a recomendação do bloqueio total.

O Ceará já ultrapassou as 700 mortes por covid-19 e já atinge 11 mil casos da doença. Enquanto a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou que há 11.721 casos confirmados e 1.065 mortes por coronavírus no estado. Os dados são desta última segunda-feira.

Veja também

Os médicos Arthur Chioro e Thiago Henrique participaram do programa especial da TVT, Como sair da pandemia?. Para eles, a covid-19: o pior está por vir e medidas como lockdown e unificação de leito serão cada vez mais necessárias. Assista.

seja socio