Pular para o conteúdo principal
Chapéu
"feriadão"

Santander desrespeita bancários ao não se posicionar sobre pagamento de horas extras

Linha fina
Sindicato cobra, mas banco ainda não respondeu se irá pagar em dobro as horas trabalhadas na antencipação dos feriados a fim de barrar a curva de contaminação e mortes por coronavírus
Imagem Destaque

Como se não bastasse os bancos boicotarem os feriados que foram antecipados para barrar a curva de contaminação e mortes por coronavírus, o Santander ainda por cima promove mais um desrespeito contra os seus trabalhadores ao não se posicionar sobre o pagamento das horas trabalhadas como extras nos dias 20 e 21.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

O Artigo 9 da Lei 605/1949 determina que “nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.

Na quarta-feira 20, o Sindicato enviou ofício a todas as instituições financeiras cobrando o pagamento das horas extras nos dias 20 e 21. O Itaú e o Bradesco já informaram que as horas extras serão pagas. Mas um comunicado vago do Santander encaminhado ao Sindicato por um bancário  informa que as horas extras não serão pagas.

Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Contudo, ainda não há um posicionamento oficial do banco espanhol informando se as horas trabalhadas nestes dias serão pagas com 100% de acréscimo, como determina a lei. Diante da falta de comunicação, os bancários estão entrando em contato com o Sindicato em busca de informações.

“É uma tremenda falta de respeito do Santander, diante de uma situação atípica como a atual, não informar se irá pagar, ou o que é pior, cogitar não pagar as horas trabalhadas nos dias 20 e 21 como extras”, protesta a diretora executiva do Sindicato e bancária do Santander, Rita Berlofa.

“O Sindicato está cobrando o pagamento das horas extras, porque a entidade entende que, para os bancários saírem de casa em meio à uma grave pandemia é algo que deve ser levado com a devida consideração e respeito por um setor patronal lucrativo que decidiu boicotar a antecipação dos feriados decretada justamente a fim de barrar a disseminação dessa doença altamente contagiosa e que já matou mais de 17 mil pessoas no Brasil”, afirma a dirigente.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

“O Sindicato está cobrando o pagamento das horas extras, porque a entidade entende que, para os bancários saírem de casa em meio à uma grave pandemia é algo que deve ser levado com a devida consideração por um setor patronal lucrativo que decidiu boicotar a antecipação dos feriados decretada justamente a fim de barrar a disseminação dessa doença altamente contagiosa e que já matou mais de 17 mil pessoas no Brasil”, afirma a dirigente. 

seja socio