Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Bancários de São Paulo realizam sua 24ª Conferência Estadual neste sábado 28

Imagem Destaque
24ª Conferência Estadual dos Bancários

Neste sábado 28, será cumprida mais uma etapa da Campanha Nacional dos Bancários 2022: os trabalhadores do estado de São Paulo farão sua 24ª Conferência Estadual.

Realizada pela Fetec-CUT/SP (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo), a conferência contará com 426 delegados, eleitos para representar a categoria em assembleias realizadas pelos 14 sindicatos filiados à Fetec/SP (veja aqui como foi a do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região). Devido à pandemia, será realizada de forma híbrida: presencialmente, no hotel Jaraguá, centro da capital paulista, e de forma remota, por link de acesso aos debates.

Na Conferência Estadual serão debatidas as prioridades apontadas, na consulta nacional, pelos bancários do estado de São Paulo para a campanha deste ano. Também será eleita a delegação de São Paulo para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 10, 11 e 12 de junho, que aprova a pauta de reivindicações da categoria, a ser negociada com os bancos.

“A Conferência Estadual é um importante passo neste grande processo democrático que é a nossa Campanha Nacional Unificada. Neste sábado, debateremos o que os bancários do estado de São Paulo querem que seja reivindicado aos bancos. E levaremos o resultado disso para o debate mais amplo, com bancários de todo o Brasil, que se dará na nossa 24ª Conferência Nacional, onde será aprovada a pauta de reivindicações da categoria a ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, explica a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional Unificado, que representa os bancários de todo o país na mesa com a Fenaban.

Ivone destaca que quanto maior a participação dos trabalhadores nesse processo, mais forte estará a categoria na mesa com os bancos.

“É fundamental que os bancários e bancárias participem desse processo e que estejamos mobilizados e unidos. Já começamos muito bem, com uma participação expressiva na assembleia que escolheu delegados para a Conferência Estadual, em 11 de maio: foram 2.132 bancários que elegeram, com 94,89%, chapa única formada por representantes da CUT, Intersindical, CTB e outras centrais sindicais. Foi uma demonstração de engajamento e união, e isso nos fortalece na negociação com os bancos.”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

A presidenta da Fetec-CUT/SP, a bancária Aline Molina, acrescenta que a Campanha dos Bancários é também um momento de discussão da categoria sobre a conjuntura nacional e sobre os rumos que se quer para o país. ‘’Vamos aproveitar esse momento tão importante de encontro da Fetec/SP com seus sindicatos para defender a democracia brasileira, tão ameaçada por profundos retrocessos, inclusive nos direitos trabalhistas. As eleições que teremos em outubro serão as mais importantes das últimas décadas, e sem dúvida nossa Federação também está organizada para essa luta’’, afirmou.

Confira a programação da 24ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo

09h30
Início dos trabalhos
Abertura oficial
Mesa 1: Conjuntura política e sindical
Altamiro Borges e Fausto Augusto Junior
Mesa 2: Apresentação da pesquisa Nacional dos Bancários (recorte São Paulo)

12h45
Intervalo para o almoço

13h45
Mesa 3:  Comitês de luta pela democracia
Luiz Claudio Marcolino
Mesa 4:  Propostas/ minuta e estratégia
Debates/ Votações
Mesa 5:  Aprovação da delegação para a Conferência Nacional
Mesa 6: Encerramento


seja socio