Neste sábado 28, será cumprida mais uma etapa da Campanha Nacional dos Bancários 2022: os trabalhadores do estado de São Paulo farão sua 24ª Conferência Estadual.
Realizada pela Fetec-CUT/SP (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito de São Paulo), a conferência contará com 426 delegados, eleitos para representar a categoria em assembleias realizadas pelos 14 sindicatos filiados à Fetec/SP (veja aqui como foi a do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região). Devido à pandemia, será realizada de forma híbrida: presencialmente, no hotel Jaraguá, centro da capital paulista, e de forma remota, por link de acesso aos debates.
Na Conferência Estadual serão debatidas as prioridades apontadas, na consulta nacional, pelos bancários do estado de São Paulo para a campanha deste ano. Também será eleita a delegação de São Paulo para a 24ª Conferência Nacional dos Bancários, nos dias 10, 11 e 12 de junho, que aprova a pauta de reivindicações da categoria, a ser negociada com os bancos.
“A Conferência Estadual é um importante passo neste grande processo democrático que é a nossa Campanha Nacional Unificada. Neste sábado, debateremos o que os bancários do estado de São Paulo querem que seja reivindicado aos bancos. E levaremos o resultado disso para o debate mais amplo, com bancários de todo o Brasil, que se dará na nossa 24ª Conferência Nacional, onde será aprovada a pauta de reivindicações da categoria a ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban)”, explica a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, uma das coordenadoras do Comando Nacional Unificado, que representa os bancários de todo o país na mesa com a Fenaban.
Ivone destaca que quanto maior a participação dos trabalhadores nesse processo, mais forte estará a categoria na mesa com os bancos.
“É fundamental que os bancários e bancárias participem desse processo e que estejamos mobilizados e unidos. Já começamos muito bem, com uma participação expressiva na assembleia que escolheu delegados para a Conferência Estadual, em 11 de maio: foram 2.132 bancários que elegeram, com 94,89%, chapa única formada por representantes da CUT, Intersindical, CTB e outras centrais sindicais. Foi uma demonstração de engajamento e união, e isso nos fortalece na negociação com os bancos.”
Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
A presidenta da Fetec-CUT/SP, a bancária Aline Molina, acrescenta que a Campanha dos Bancários é também um momento de discussão da categoria sobre a conjuntura nacional e sobre os rumos que se quer para o país. ‘’Vamos aproveitar esse momento tão importante de encontro da Fetec/SP com seus sindicatos para defender a democracia brasileira, tão ameaçada por profundos retrocessos, inclusive nos direitos trabalhistas. As eleições que teremos em outubro serão as mais importantes das últimas décadas, e sem dúvida nossa Federação também está organizada para essa luta’’, afirmou.
Confira a programação da 24ª Conferência Estadual dos Bancários de São Paulo
09h30
Início dos trabalhos
Abertura oficial
Mesa 1: Conjuntura política e sindical
Altamiro Borges e Fausto Augusto Junior
Mesa 2: Apresentação da pesquisa Nacional dos Bancários (recorte São Paulo)
12h45
Intervalo para o almoço
13h45:
Mesa 3: Comitês de luta pela democracia
Luiz Claudio Marcolino
Mesa 4: Propostas/ minuta e estratégia
Debates/ Votações
Mesa 5: Aprovação da delegação para a Conferência Nacional
Mesa 6: Encerramento