Os resultados das eleições para as Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do Radar e da Torre (sede), centros administrativos do Santander, foram divulgados nesta quinta-feira 25.
Na Torre, Agnes de Almeida Queiroz, que contou com o apoio do Sindicato, foi eleito membro titular da Cipa com o maior número de votos do pleito. Já o outro candidato apoiado pelo Sindicato, Marcos Soares de Barros, ficou em décimo segundo lugar e foi eleito suplente.
No Radar, os dois candidatos apoiados pelo Sindicato foram eleitos membros titulares da Cipa: Pâmella Carla Pereira Montanari ficou em primeiro lugar na eleição e Vinicius Vieira da Silva em terceiro.
“Agradecemos a participação de todos nas eleições do Radar e da Torre, e também a confiança depositada nos candidatos apoiados pelo Sindicato. Aos eleitos, desejamos sucesso na missão de buscar melhores condições de trabalho e zelar pela segurança e saúde de todos os colegas no ambiente de trabalho”, diz o dirigente do Sindicato e bancário do Santander Roberto Paulino.
“A Cipa é um importante instrumento para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos. O Sindicato estará sempre à disposição dos cipeiros eleitos para auxiliá-los nesta missão”, acrescenta o também dirigente do Sindicato e bancário do Santander Cássio Murakami.
O que é Cipa?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem a finalidade de cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a saúde e a segurança do trabalhador.
Quais são as funções dos cipeiros?
- Esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por Programa de Prevenção às LER/Dort;
- Atuar na prevenção e no combate aos assédios sexual e moral;
- Fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar, junto ao Sindicato, a ampliação dos direitos dos trabalhadores;
- Realizar Semanas Internas de Prevenção de Acidente de Trabalho (Sipat), nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho;
- Acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social;
- Realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários;
- Informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.