Pular para o conteúdo principal

Sindicato tem conquista histórica no Santander

Linha fina
Em negociação com representantes dos trabalhadores empresa faz proposta para renovação do acordo aditivo por dois anos e assume compromisso de assinar termo de venda responsável de produtos
Imagem Destaque

São Paulo – O envolvimento dos trabalhadores nas manifestações ao longo dos anos e a firmeza dos dirigentes sindicais na mesa de negociação fizeram a diferença para que a direção do Santander Brasil apresentasse proposta para a renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho.

Na reunião ocorrida na sexta 15, o banco atendeu à reivindicação do Sindicato e, além de renovar as cláusulas já existentes no documento, melhorou algumas delas. Assim, o número de bolsas de estudos iria de 2.300 para 2.500 e o valor do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) passaria de R$ 1.500 para R$ 1.600. Nesse caso, ficaria mantida a regra de não se descontar os programas próprios da Participação nos Lucros e Resultados da categoria. O pagamento ocorreria juntamente com os créditos da PLR, após o encerramento da Campanha 2012.

Nas cláusulas sociais, os empregados que utilizarem a licença não remunerada de até 30 dias por ano – para acompanhar o cônjuge e parentes de primeiro grau e por afinidade que estão com problemas de saúde – passariam a receber os vales refeição e alimentação. Além disso, no que se refere à licença-adoção, a empresa propõe retirar a limitação do período de afastamento em função da idade da criança a ser adotada, e todos os pais poderiam ter 120 dias ou optar pelos 180 dias, independentemente da idade da criança.

Venda responsável de produtos – Uma das maiores conquista dos trabalhadores trata da venda responsável de produtos. A direção do banco se comprometeu a assinar carta de intenções em torno do tema. Dessa forma, o Santander – que tem compromisso similar junto à Comunidade Européia – será o primeiro banco na América Latina a atender essa reivindicação do movimento sindical.

A venda responsável de produtos pelos bancos é uma campanha mundial da UNI (Sindicato Global) e a conquista do compromisso por parte do Santander no Brasil deve servir de referência para as demais instituições financeiras no país.

> Ganância dos bancos prejudica clientes e trabalhadores

“A venda responsável será benéfica para funcionários e clientes. A empresa também ganha, a partir do momento que passa a imagem de que se preocupa com aqueles que procuram os serviços da instituição”, afirma a coordenadora da mesa de negociação, Rita Berlofa (à direita, na foto).

A dirigente sindical lembra ainda que a recente reunião com o presidente do Santander Brasil, Marcial Portela, foi essencial para apontar as necessidades dos funcionários. “Na reunião fiz o alerta de que era grande a expectativa dos bancários em serem valorizados por meio do aditivo, do PPRS e que a venda responsável era importante também para a empresa. Portela e a vice-presidente de RH, Lilian Guimarães, levaram o posicionamento dos funcionários ao Conselho Executivo (Comex), que acabou aprovando proposta do Sindicato que atendesse às necessidades dos bancários.” 

Conquista – Para Rita Berlofa, a proposta do banco para o aditivo, que ainda tem de ser aprovada em assembleia, é fruto do envolvimento dos trabalhadores nas manifestações do Sindicato. “Essa mobilização constante foi o grande diferencial para que a empresa fizesse proposta que consideramos extremamente positiva. Conseguimos quebrar a lógica inicial do Santander que defendia apenas a renovação do acordo por considerar já ser uma conquista o fato de ser o único aditivo entre os bancos privados e ir além da convenção coletiva da categoria, e não descontar da PLR da categoria, o PPRS”, avalia. “A apresentação dessa proposta de aditivo, com conquistas importantíssimas, representa a valorização daqueles que mais contribuem para o resultado global da empresa: os trabalhadores brasileiros”, acrescenta.

O Santander propõe, ainda, que o acordo aditivo tenha validade de dois anos. Sendo que, no caso do PPRS, será repassado o índice de reajuste que for acordado entre o Sindicato e a federação dos bancos em 2013. “Esse período também trará mais tranquilidade aos trabalhadores”, avalia Rita Berlofa.

Assembleia – Para que o aditivo seja renovado é necessário que os trabalhadores aprovem a proposta do Santander em assembleia que será convocada para o dia 25 de junho, na sede do Sindicato, às 19h (Rua São Bento, 413, Auditório Azul).


Jair Rosa - 15/6/2012

seja socio