Pular para o conteúdo principal

Seminário debaterá direitos humanos em São Paulo

Linha fina
Evento será no dia 19 de junho na Assembleia Legislativa, com discussões sobre redução da maioridade penal e segurança pública. Inscreva-se
Imagem Destaque
São Paulo – No dia 27 de maio agentes da PM-SP (Polícia Militar do Estado de São Paulo) mataram o adolescente Lucas Custódio dos Santos, o Dudinha, negro, 16 anos. A Polícia Militar não se pronunciou, a Secretaria de Segurança pública não se pronunciou e o governador Geraldo Alckmin também não.

Em 2013, a trágica morte de um universitário, de 19 anos, aluno da Cásper Líbero, branco, vítima de um assalto praticado por um adolescente de 17 anos, chocou o governador Alckmin, que não apenas se pronunciou, como foi além: anunciou que encaminharia ao Congresso Nacional um projeto de lei para tornar o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) mais rígido em casos de violência cometidas por menores de 18 anos. Menos de 10 dias depois ele foi até Brasília, mas ainda não pisou no Grajaú desde a morte de Lucas.

A discrepância no tratamento da violência contra o jovem negro e o branco foi retratada por jornalistas do site Ponte (ponte.org) e o debate sobre esse tema estará na pauta do seminário Direitos Humanos no Estado de São Paulo, no dia 19, às 9h, que além da segurança pública e a violência contra a juventude no campo e na cidade tratará ainda da redução da maioridade penal.

O objetivo é fortalecer o debate para enfrentar forças conservadoras que têm tentado retirar conquistas e impedir o avanço da luta social na defesa por democracia e políticas públicas.

O evento é organizado pelo Fórum dos Movimentos Sociais do Estado de São Paulo, lançado no dia 13 de maio deste ano. A partir dos debates, os movimentos têm como objetivo diagnosticar as facetas da violência em São Paulo e a estrutura das instituições públicas estaduais, a fim de elaborar propostas ao Executivo paulista.

Os interessados em participar devem fazer inscrição prévia no telefone 2108-9165, com Bernadete, ou pelo e-mail [email protected].

Os convidados são o advogado popular de movimentos sociais e especialista em conflitos agrários e direitos de populações tradicionais, Aton Fon Filho; o professor Douglas Belchior, ativista social e militante do movimento negro; e o secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, Benedito Mariano.

O evento também contará com comentaristas para cada tema: o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Rildo Marques de Oliveira; a professora Dra. de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Esther Solano; o jornalista do site Ponte.org, Bruno Paes Manso e  a professora Dra. do Departamento de Sociologia da Universidade Federação de São Carlos (Ufscar), Jacqueline Sinhoretto.
SERVIÇO
Seminário Direitos Humanos no Estado de São Paulo
Quando: 19 de junho, sexta-feira
Horário: 9h às 14h
Local: Alesp - Auditório Franco Montoro, à Avenida Pedro Álvares Cabral, 201
Inscrições: 2108-9165, com Bernadete, ou [email protected]


Redação, com informações da CUT/SP e da Ponte.org – 12/6/2015
seja socio