Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Vai começar!

Bancários entregam pauta e lançam Campanha nesta quarta 13

Linha fina
Ato lúdico de lançamento será a partir das 10h, no Largo da Batata. Em seguida, às 12h, Comando Nacional dos Bancários entrega pauta de reivindicações à Fenaban
Imagem Destaque
Arte: Contraf-CUT

A Campanha Nacional Unificada dos Bancários começa oficialmente nesta quarta-feira 13, com lançamento lúdico nas ruas e, em seguida, com a entrega da pauta de reivindicações para os bancos. Este ano, a Campanha tem como mote: Todos por direitos!

O ato lúdico será a partir das 10h, no Largo da Batata, em Pinheiros (zona oeste). E os bancários estão convidados a participar. Às 12h, o Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa de negociação, entregará a pauta de reivindicações à Fenaban (federação dos bancos), o sindicato patronal.

A presidenta do Sindicato, Ivone Silva, destaca que a Campanha deste ano será a primeira sob a vigência da lei trabalhista de Temer, que destruiu direitos. “Em 2016, fechamos um acordo de dois anos que se mostrou muito acertado diante dos desmontes do golpe. Portanto, esta será a primeira campanha em que enfrentaremos as ameaças da nova lei. E estamos preparados e mobilizados para isso”, diz a dirigente, lembrando que na consulta à categoria, respondida por 35 mil trabalhadores em todo o país, 60% dos bancários se disseram dispostos a aderir a uma eventual paralisação.

Outro ponto da consulta apontou que 73% dos bancários avaliam como péssima a reforma trabalhista (lei 13.467/2017) e 79% responderam que não votarão nos deputados e senadores que aprovaram a nova lei. “Isso mostra que os bancários estão conscientes do prejuízo que tiveram com mais essa medida do governo golpista. E que por isso mesmo estão dispostos para a mobilização.”

Ultratividade

Um dos pontos nefastos da lei trabalhista é o fim da ultratividade, princípio que garantia a validade do acordo coletivo até a assinatura de outro. Assim, todos os direitos previstos na CCT estariam ameaçados após 31 de agosto, data de sua validade. Por isso, a Campanha deste ano foi antecipada e o Comando Nacional dos Bancários vai entregar, além da pauta de reivindicações, uma proposta de pré-acordo à Fenaban para garantir que a CCT 2016/2018 continue valendo até que outra seja assinada. 

> Veja página especial sobre o fim da ultratividade 

Pauta de reivindicações

A pauta de reivindicações – aprovada, no domingo 10, por 627 delegados representando bancários de todo o país, na 20ª Conferência Nacional – aponta como prioridades a defesa dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a defesa da categoria, ameaçada pelos novos tipos de contratos previstos na lei (terceirização irrestrita, trabalho intermitente, autônomo, hipersuficiência). Para isso, os bancários vão reivindicar cláusula prevendo que novas modalidades de jornada e contratações só poderão ser adotadas pelos bancos por meio de negociação com o Sindicato.

Aumento real, defesa dos empregos – com a proibição das demissões em massa –, das homologações realizadas nos sindicatos (para garantir que os bancários recebam tudo que lhes é devido em caso de demissão), a manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados, e a defesa dos bancos públicos, que estão sendo desmontados e preparados para a privatização, também serão pontos centrais na Campanha 2018.

 

seja socio