Uma caminhada acompanhada de atividade lúdica marcou, nesta sexta-feira 29, o lançamento da Campanha Nacional 2018 no Centro de São Paulo. Bancários saíram pelas ruas próximas à sede do Sindicato no início da tarde para lembrar da importância da luta da categoria pela garantia de direitos históricos e ampliação de novas conquistas. No dia anterior, quinta 28, a primeira rodada de negociação com os banqueiros foi frustrante para os trabalhadores.
A Campanha 2018 foi às ruas pela primeira vez no dia 13 de junho, com ato lúdico no Largo da Batata. No mesmo dia 13, o Comando Nacional dos Bancários, que representa a categoria na mesa de negociação com os bancos, entregou à Fenaban (federação dos bancos) a pauta de reivindicações dos trabalhadores. A Campanha Nacional Unificada dos Bancários também já foi lançada em Osasco, na terça 26, e na Avenida Paulista, na quinta 28.
“Tínhamos expectativa de garantir a ultratividade do nosso acordo logo na primeira negociação, para que a CCT continuasse vigente após 31 de agosto e até que a gente fechasse outra CCT, mas isso não foi garantido pelos banqueiros na quinta 28. A gente corre riscos, com todos os nossos direitos à mercê da vontade dos banqueiros. E isso é mais um motivo para que a nossa categoria se mobilize e fortaleça a nossa Campanha Nacional. Fizemos hoje [dia 29] novamente uma atividade lúdica para lembrar que banqueiros e trabalhadores estão no jogo”, destacou Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato.
“Não termos garantido o pré-acordo coloca em risco milhares de trabalhadores que dependem da nossa convenção coletiva em relação a direitos sociais, garantias da manutenção do emprego e uma série de outros direitos, como o vale-refeição”, acrescenta o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.
O ex-presidente do Sindicato Luiz Cláudio Marcolino lembra das conquistas históricas dos Bancários e fala da primeira campanha em tempos de deforma trabalhista. #CampanhaNacional #TodosPorDireitos pic.twitter.com/crffR0L37l
— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) 29 de junho de 2018
#TodosPorDireitos
O lançamento da Campanha Nacional 2018 terminou com uma atividade lúdica em frente ao Banco do Brasil da Rua 15 de Novembro. No local, o time do #TodosPorDireitos, que representa, além dos 450 mil bancários, todos os trabalhadores e trabalhadoras do país, mais uma vez venceu o Ganância Futebol Clube, liderado pelo vampiro Temeroso e repleto de banqueiros. O placar de 3 a 2, com gol na prorrogação, foi conquistado em meio à roubalheira do juiz, que esteve sempre ao lado dos golpistas e dos rentistas.
No fim do jogo, vitória dos trabalhadores! #CampanhaNacional #TodosPorDireitos pic.twitter.com/UDa5SWsAOp
— Sindicato dos Bancários de SP, Osasco e Região (@spbancarios) 29 de junho de 2018