Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Coronavírus

Direção da Caixa está forçando empregados a abandonarem home office

Linha fina
Sindicato e Apcef/SP estão percorrendo centros administrativos para conversar com os empregados, iniciando uma campanha a fim de pressionar a direção do banco a rever a medida
Imagem Destaque
Foto: Seeb/SP

Em pleno auge da pandemia do coronavírus, algumas vice-presidências da Caixa estão cobrando que 30% dos empregados das áreas meio abandonem o regime de home office e voltem a trabalhar presencialmente. O Sindicato dos Bancários e a Apcef/SP apuraram que receberam esta ordem áreas vinculadas às vice-presidências de Pessoas (Vipes), Logística (Vilop), Agente Operador (Vimap) e Riscos (Vicor).

A adoção da medida em um momento em que a curva de contaminações e mortes pelo coronavírus no Brasil ainda está crescendo representa um retrocesso nos protocolos de proteção da saúde implantados pela Caixa.

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

A situação faz parte do processo que vem ocorrendo desde o início de junho, com redução das proteções conquistadas nos protocolos que estavam sendo seguidos desde o início da pandemia, como por exemplo: quadros reduzidos para atendimento, rodízio de trabalhadores das agências entre presencial e home office, atendimento apenas de serviços essenciais com foco no auxílio emergencial, garantia de quarentena de todos os trabalhadores em caso de covid-19 no local de trabalho, incluindo os terceirizados, assepsia, entre outros. 

A cobrança de metas, por exemplo, levou os trabalhadores a se sentirem pressionados a aderirem ao “Quero Atender”, e abandonarem o rodízio. A retomada dos Processos Seletivos Internos segue a mesma linha. 

Diante da situação, o Sindicato e a Apcef/SP estão percorrendo centros administrativos da Caixa para conversar com os empregados, iniciando uma campanha para pressionar a direção do banco a rever as medidas, e manter o protocolo inicial. Nesta segunda-feira 22, os representantes dos trabalhadores estiveram no prédio da Sé.

Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Importante destacar que não há nenhum documento oficial da Caixa exigindo que os empregados regressem do home office. Por meio de vídeo chamadas, as vice-presidências estão cobrando esta medida dos gestores, que se encontram em uma situação delicada, tendo de escolher quem continuará em home office e quem terá de se arriscar se deslocando para o trabalho presencial

“Essa decisão irá expor os trabalhadores a um risco desnecessário. O pessoal foi pego de surpresa e todos estão muito chateados com esta medida, pois terão de se arriscar diariamente no transporte público e no local de trabalho, e a Caixa, desrespeitosamente, não dá qualquer satisfação quanto ao motivo da decisão”, enfatiza a dirigente sindical e empregada da Caixa Vivian Sá.

“Todas as áreas contatadas estavam apresentando produção acima de antes de entrarem no home office, o que reforça a falta de sentido para a adoção desta medida. A Caixa não deve explicações apenas aos trabalhadores, mas a toda população, que só perde com mais gente em circulação nos espaços e transporte público”, afirma a dirigente.

“A Caixa é um banco público, é do povo, mas a gestão não parece se dar conta disso, usando o conjunto dos trabalhadores politicamente para reforçar a ideia de que o distanciamento social não deve ser utilizado para combater o coronavirus. É preciso entender que este ataque está em todas as instâncias da empresa, e o preço dessas decisões é muito alto, mas isso não parece incomodar a atual gestão”, finaliza Vivian. 

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

seja socio