Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Bancários e Fenaban definem temas e calendário das mesas de negociação

Imagem Destaque
Primeira rodada de negociação da Campanha dos Bancários

Na primeira rodada de negociações da Campanha Nacional dos Bancários 2022, ocorrida na tarde desta quarta-feira 22, de forma virtual, os representantes dos trabalhadores e dos bancos estabeleceram o calendário de negociação e os temas das próximas mesas.

A próxima rodada será na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, e abordará Emprego e Terceirização. Na sequência serão tratados os temas “Cláusulas sociais e segurança bancária”, no dia 6 de julho; “Cláusulas sociais e teletrabalho”, no dia 22 de julho; e nas demais datas os temas igualdade de oportunidades; saúde e condições de trabalho; e duas reuniões sobre as cláusulas econômicas (veja calendário completo abaixo).

“Tivemos hoje a nossa primeira negociação e estabelecemos os temas a serem discutidos. São assuntos fundamentais no dia a dia de trabalho dos bancários e foram apontados como prioridades pela categoria, na consulta nacional e nas conferências estaduais e nacional. Os bancários querem aumento real e a manutenção de todos os direitos já previstos na nossa CCT, assim como avançar em novas conquistas. Para isso precisamos estar mobilizados, unidos e fortes. É preciso destacar também que nossa campanha deste ano se dá às vésperas das eleições que definirão a presidência da República e o Congresso Nacional para os próximos quatro anos, e não podemos esquecer que nossas escolhas também interferem nos nossos direitos. Precisamos eleger políticos comprometidos com os interesses da classe trabalhadora,”

Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários

Calendário de negociações:

  • Segunda-feira, 27 de junho: Emprego e Terceirização
  • Quarta-feira, 06 de julho: Cláusulas sociais e segurança bancária
  • Sexta-feira, 22 de julho: Cláusulas sociais e teletrabalho
  • Quinta-feira, 28 de julho: Igualdade de oportunidades
  • Segunda-feira, 01 de agosto: Saúde e condições de trabalho
  • Quarta-feira, 03 de agosto: Cláusulas econômicas
  • Quinta-feira, 11 de agosto: Continuação das cláusulas econômicas

*Outras sete datas (15, 18, 19, 20, 22, 23 e 24/8), definidas na primeira reunião, estão com temas em aberto, para que haja possibilidade de remanejamento e ajuste dos temas.

Banco de horas negativas

Nesta primeira mesa, o Comando dos Bancários abordou o banco de horas negativas dos trabalhadores com comorbidades, para os quais os bancos não conseguiram estabelecer trabalho remoto durante os piores meses da pandemia de coronavírus. O Comando reivindicou o abono das horas devidas por esses trabalhadores.

A Fenaban disse que, como as negociações sobre banco de horas foram realizados diretamente com os bancos, fará um levantamento sobre quais são os casos e discutirá a proposta com cada um deles.

seja socio